resenha do artigo Mapeamento geoecológico da potencialidade à ocorrência de incêndios no maciço da Pedra Branca/RJ

422 palavras 2 páginas
Geoecologia, segundo Carl Troll (1939), pode ser definida como a união entre a geografia e a ecologia. Para analisa-la, é de suma importância entender a estrutura, funcionalidade e dinâmica das variáveis bióticas, abióticas e humanas. Para executar essa análise utiliza-se o geoprocessamento. Porém é necessário um instrumento de representação das análises propostas que é feito através da Cartografia.
O trabalho aqui discutido apresenta como principal objetivo elaboração de metodologia de mapeamento geoecológico da potencialidade à ocorrência de incêndios utilizando ferramentas de geoprocessamento e conceitos geoecológicos para a paisagem do maciço da Pedra Branca, onde a recorrência desse fenômeno é bastante presente.
Uma das justificativas trazidas pelos autores é que esse trabalho será de grande importância para fornecer subsídios para a Brigada de Incêndio do Instituto Estadual de Florestas (IEF/RJ) que administra o Parque Estadual da Pedra Branca, além de Organizações Não-Governamentais, como o S.O.S. Pedra Branca que participam no combate aos incêndios existentes na área. Os resultados dessa pesquisa também podem ajudar outras Unidades de Conservação do Estado do Rio de Janeiro, tanto de jurisdição municipal, estadual e federal.
Para realizar o estudo foi feito as seguintes etapas: a aquisição de dados cartográficos; a elaboração do mapa geoecológico da susceptibilidade à ocorrência de incêndios; mapeamento do risco à deflagração de incêndios e a identificação de áreas queimadas.
Dentre outras observações, os resultados obtidos nesse trabalho foram que o maciço da Pedra Branca está bastante alterado pelas pressões provenientes da paisagem e do meio antrópico. Com isso, faz-se necessário a fiscalização constante desta e de outras Unidades de Conservação. Os autores finalizam dizendo que este trabalho oferece recursos para estudos ambientais através do conhecimento e aplicações junto a estudos de métricas da paisagem e de condicionantes geomorfológicas que

Relacionados