Resenha do artigo: jogoso educacionais

469 palavras 2 páginas
Resenha do artigo: Jogos Educacionais.

TAROUCO, Liane Margarida Rockenbanch.
ROLAND, Letícia Coelho,
FABRE, Marie-Christine Mascarenhas,
KONRATH, Mary Lúcia Pedroso

O supracitado artigo é organizado com um resumo, discorre acerca de cinco tópicos: Computador na educação; Jogos educacionais; Jogos educacionais no computador; Jogos na web; Desenvolvimento de jogos educacionais; Alguns jogos educacionais analisados, o artigo possui ainda algumas considerações finais, além de, algumas referências bibliográficas.
No primeiro tópico computador na educação, Tarouco, Roland, Fabre e Konrath destaca a importância do computador na educação, que unindo a novas tecnologias educativas permite a participação do sujeito no desenvolvimento do seu próprio conhecimento através de suas interações. Também segundo (Tajra, 2004) “a tecnologia atrai mais a atenção dos alunos, o computador torna mais fácil o aprendizado de disciplinas difíceis e aumenta o desempenho escolar”.

Nesse sentido, segundo Valente (1993) em seu artigo “Diferentes usos do computador na educação” citado por Cox (2008) , o computador tornou-se uma ferramenta revolucionária nos processos ensino-aprendizagem, possibilitando diferentes tipos de abordagem de ensino, que podem ser realizados através do aparelho eletrônico usado para processar, guardar e tornar acessíveis informações de variados tipos. Entretanto, o professor e o conteúdo dos livros, compõem requisitos fundamentais no processo de aprendizagem, mas não garante a mesma, tendo em vista que a construção do conhecimento depende do desenvolvimento do individuo. Assim, maior responsabilidade dos alunos pelo trabalho, novos laços de entre ajuda e novas relações professor-aluno, são efeitos positivos causados pelo computador que, enriquecendo as práticas pedagógicas dos professores, se constitui numa ferramenta poderosa que auxilia nos processos de ensino-aprendizagem. Sendo assim, o computador aliado a jogos educacionais, pode se tornar

Relacionados