Resenha do artigo - "Efeitos do método Watsu em paciente asmático moderado – relato de caso"

976 palavras 4 páginas
O artigo “Efeitos do método Watsu em paciente asmático moderado – relato de caso” tem como objetivo avaliar os efeitos do método Watsu na mobilidade torácica, ventilação, estado de ansiedade, depressão e qualidade de vida de paciente asmático moderado depois que o indivíduo foi submetido a 10 sessões de Watsu durante 5 semanas.
Os autores do artigo foram Ana Angélica Ribeiro de Lima, Kátia de Souza Pereira e Rosangela Vinhas. O trabalho foi realizado na Universidade Cidade de São Paulo – UNICID.
O artigo está separado em Introdução, Relato de Caso, Resultados e Discussão, trazendo uma tabela com os valores espirométricos de pré e pós-tratamento e uma figura com os valores de cirtometria torácica, também de pré e pós-tratamento.
O tema é bem relevante e interessante, justamente por abordar a utilização de uma terapia não-farmacológica para o paciente asmático moderado, sendo relevante para melhorar a mobilidade torácica, a ventilação, o estado de ansiedade e a qualidade de vida desses pacientes, que são normalmente os fatores mais prejudicados dessas pessoas.
Na Introdução, os autores trazem uma conceituação da asma (doença inflamatória crônica caracterizada por hiperresponsividade das vias aéreas inferiores e por limitação variável ao fluxo aéreo) e alguns dados estatísticos sobre essa doença. São apontadas as principais perdas que tais pacientes sofrem (lazer, social, profissional, sexual e interpessoal), o que é apontado como causa de uma grande prevalência de transtornos ansiosos e depressivos. Os autores apresentam ainda na Introdução a conceituação do Watsu ou Water Shiatsu, que tem como base os alongamentos do Zen Shiatsu, que é uma técnica de solo, sendo que o Watsu é apontado como uma técnica que atua em todos os níveis do ser humano (emocional, psicológico, espiritual e físico).
No Relato de Caso, os autores trazem dados sobre o local onde foi realizada a pesquisa (setor de Hidroterapia da UNICID), sobre o paciente (indivíduo do sexo feminino, de 21

Relacionados