RESENHA DO ARTIGO: CRECIMENTO SUSTENTÁVEL?NÃO OBRIGADO.

433 palavras 2 páginas
RESENHA DO ARTIGO:
CRECIMENTO SUSTENTÁVEL?NÃO OBRIGADO. Herman Daly (nascido em 1938) é um economista ecológico estadunidense, professor da Escola de Política Pública de College Park, nos Estados Unidos.Foi economista chefe no Departamento Ambiental do Banco Mundial, onde auxiliou a desenvolver princípios políticos básicos relacionados ao desenvolvimento sustentável. Enquanto lá esteve, envolveu-se em operações ambientais na América Latina. Dr. Daly no seu artigo se opõem ao conceito de crescimento sustentável dentro da economia, trazendo argumentações que explicam seu ponto de vista em relação ao tema. Seu texto é divido basicamente em duas partes, nos primeiros parágrafos ele procura falar sobre o crescimento sustentável e por último sobre desenvolvimento sustentável.
Segundo Daly é impossível sair da pobreza e da degradação ambiental através do crescimento econômico mundial, a economia é um subsistema do ecossistema terrestre, não crescente, portantofinito, por isso seu crescimento não é sustentável. O ecossistema desenvolve-se, mas não cresce, seu subsistema, a economia, deve finalmente parar de crescer mas pode continuar a se desenvolver. O termo desenvolvimento sustentável faz sentido para a economia mas apenas se entendido como desenvolvimento sem crescimento.
No sexto paragrafo Dr. Daly traz uma escala de crescimento na economia, com fatores que vão de 0 a 10,sendo o crescimento de 5-10 recomendado pela comissão de Brundtland (comissão das Nações Unidas sobre meio Ambiente e desenvolvimento), segundo Daly um fator 4 é impossível já que a economia humana atualmente obtém ¼ do produto primário líquido global da fotossíntese. Nós não podemos ir a 100%, e é improvável que aumentemos o produto primário líquido, uma vez que as tendências históricas até agora é de que o crescimento econômico reduzir a fotossíntese global.
No fim Daly diz que desenvolvimento sustentável deve ser desenvolvimento sem crescimento, mas com o controle da população e a

Relacionados

  • Materiais didáticos
    271672 palavras | 1087 páginas
  • Gramatica
    271672 palavras | 1087 páginas
  • dfghdd
    113636 palavras | 455 páginas