RESENHA: DISTRIBUIÇÃO E PROBABILIDADE DE OCORRÊNCIA DE PRECIPITAÇÃO EM CÁCERES (MT)

3570 palavras 15 páginas
RESENHA: DISTRIBUIÇÃO E PROBABILIDADE DE OCORRÊNCIA DE PRECIPITAÇÃO EM CÁCERES (MT)
Do autor: Universidade do Estado de Mato Grosso, Departamento de Agronomia, Tangará da Serra, MT, Brasil. E-mails: japizatto@gmail.com, rivanildo@unemat.br, rafaeltieppo@yahoo.com.br, cassiano.cremon@unemat.br, patriciapalhana@gmail.com
Do artigo: De uma forma direta o artigo mostra como foram feitas análises de ocorrência de precipitação em Cáceres cidade do Mato Grosso. Foram utilizados dados de mais de 26 anos já que os conhecimento e monitoramento são primordiais para avaliação de impactos causados pelo excesso ou falta de chuva prolongados. Por isso, o objetivo do artigo é analisar a distribuição da precipitação mensal e anual e os níveis de probabilidade de ocorrência de chuvas, utilizando-se o modelo probabilístico de distribuição Gama incompleta, para os dados de precipitação pluviométrica de Cáceres (MT). Usando dados meteorológicos disponibilizada pelo Instituto Nacional de Meteorologia, o qual possui uma estação na cidade.
Conclusão:
Pode-se concluir que o uso de ferramentas probabilísticas é de extrema importância para o local visto que é um ambiente com clima temperado e a economia local depende diretamente da agropecuária. Com o uso da probabilidade é possível se ter uma média de em quais meses é melhor o plantio e a colheita já que estas dependem diretamente das chuvas.

Referência: PIZZATO, Jaqueline; et al. Distribuição e probabilidade de ocorrência de precipitação em Cáceres (MT). Pesquisa Agropecuária Tropical vol. 12 n.2 Goiânia, Abr/Jun 2012. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php? script=sci_arttext&pid=S1983-40632012000200006&lang=ptt. Acesso em: 23 de setembro de 2014.
RESENHA: DISTRIBUIÇÃO E PROBABILIDADE DE OCORRÊNCIA DE PRECIPITAÇÃO EM CÁCERES (MT)
Do autor: Universidade do Estado de Mato Grosso, Departamento de Agronomia, Tangará da Serra, MT, Brasil. E-mails: japizatto@gmail.com, rivanildo@unemat.br, rafaeltieppo@yahoo.com.br,

Relacionados