RESENHA Did Tica Rafael Portela

865 palavras 4 páginas
FACULDADE DE TECNOLOGIA E EDUCAÇÃO SUPERIOR PROFISSIONAL – FATESP
UNIDADES INTEGRADAS DE PÓS-GRADUAÇÃO, PESQUISA E EXTENSÃO – UNIPÓS
CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM DOCÊNCIA DO ENSINO SUPERIOR
DISCIPLINA: DIDÁTICA APLICADA
PROFESSORA: EVANA MAIRY PEREIRA DE ARAÚJO SILVA

RESENHA CRÍTICA DO ARTIGO “A CONSTRUÇÃO DA PROFESSORALIDADE DO PROFESSOR DO ENSINO SUPERIOR”

Rafael Portela Fontenele (matrícula 20140091)

Teresina, março de 2014
RESENHA CRÍTICA

POWACZUK, Ana Carla Hollweg; BOLZAN, Doris Pires Vargas. A construção da professoralidade do professor do ensino superior. In: IX Congresso Nacional de Educação - EDUCERE, 2009.

CREDENCIAIS DOS AUTORES

Ana Carla Hollweg Powaczuk é mestre e doutoranda pelo Programa de Pós -Graduação – Mestrado e Doutorado em Educação da Universidade Federal de Santa Maria no Rio Grande do Sul.
Doris Pires Vargas Bolzan foi a orientadora do estudo. É professora doutora e coordenadora do Programa de Pós-Graduação da Universidade Federal de Santa Maria no Rio Grande do Sul.

O CONTÍNUO PROCESSO DE SE PRODUZIR COMO DOCENTE DO ENSINO SUPERIOR O texto em análise configura-se como um artigo científico submetido ao IX Congresso Nacional de Educação – EDUCERE, realizado em 2009 através da Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR). Com uma abordagem qualitativa-narrativa, através de entrevistas semi-estruturadas com professores bacharéis e licenciados atuantes no ensino superior da Universidade Federal de Santa Maria no Rio Grande do Sul (UFSM/RS), as autoras discutem como se constituem professores os profissionais atuantes no ensino superior, como se dá a aprendizagem da docência universitária e quais os movimentos construtivos desse processo.
O artigo apresenta um resumo inicial, as palavras-chave são professoralidade; docência universitária e aprendizagem docente; e o texto em si é dividido em duas partes. A parte inicial é de inserção temática onde as autoras contextualizam a problemática em questão a partir da

Relacionados

  • resenha
    178413 palavras | 714 páginas