RESENHA DESCRITIVA - HELMAN, Cecil G. Definições culturais de anatomia e fisiologia. In: Cultura, saúde e doença. (trad. Eliane Mussmich) Porto Alegre: Artes Médicas, 1994. pp.30-47.

1269 palavras 6 páginas
HELMAN, Cecil G. Definições culturais de anatomia e fisiologia. In: Cultura, saúde e doença. (trad. Eliane Mussmich) Porto Alegre: Artes Médicas, 1994. pp.30-47.

Discente: Shislene Patrícia de Assunção
Instituição: Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
Curso: Serviço Social
Disciplina: Indivíduo, corpo e subjetividade
Resenha descritiva

O texto de Helman apresenta uma definição do corpo humano, sua importância, e como a imagem corporal reflete na sociedade. Aborda as interações complexas entre saúde, doença e cultura, enfatizando o papel da antropologia médica e a prática dos cuidados de saúde, utilizando exemplos da vida real e estudos de caso.

Para a sociedade o corpo humano é mais que um simples organismo físico, oscilando entre a saúde e a doença. A imagem do corpo tem sido uma referência para a sociedade, ela vai sendo adquirida de acordo com suas vivências e experiências na sociedade e na família, e está relacionada às formas ideias do corpo, à maneira de se vestir, de se embelezar externamente, sua estrutura interna e suas funções. Essas características sofrem influência do background social e cultural e podem produzir efeitos importantes sobre a saúde do indivíduo.

O corpo humano tem uma realidade social e física – indica uma posição social; (gêneros, status social, profissão...). A maneira de se vestir pode indicar uma determinada ocupação na sociedade, uma profissão, até mesmo uma ideologia, como por exemplo, os hippies. A linguagem corporal é diferente em todas as sociedades e expressam uma determinada função.
A mudança na posição social geralmente é seguida de mudança de vestimenta. As vestimentas têm tanto uma função social, como também proteger o corpo do meio ambiente.

As mudanças na parte externa do corpo também podem ter uma função social; essas mudanças implicam em mutilações corporais (deformação artificial do crânio, desgastes e entalhes na arcada dentária, escarificações no peito e membros do corpo, brincos no

Relacionados