Resenha descritiva de olho no vizinho

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (479 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 30 de abril de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
RESENHA

Referências bibliográficas:
Lopes, Mikhail. De olho no vizinho, revista pequenasempresas e grandes negócios. p 69-73, Setembro

Breve Síntese da obra:
No inicio do artigo o autor diz que todo empresário que se preze enfrenta diariamente uma série de problemas em seu negóciopara os quais precisa encontrar uma solução com rapidez. Mas, muitas vezes, a melhor alternativa pode estar ali, no quintal do vizinho.
Hoje em dia, um número cada vez maior de empresas, mesmo as depequeno porte, procura espelhar-se na concorrência para crescer e prosperar. Essa tal atitude recebeu o nome de benchmarking que significa aprender e adaptar boas práticas de negócios á sua empresa.Deve-se ter muito cuidado para não copiar simplesmente uma prática de uma empresa sem procurar adaptá-la ao seu negócio. É preciso saber copiar com criatividade. Tendo inovação e aprimoramento.
O autorconclui o artigo dizendo que o benchmarking tem, no entanto, suas limitações. De acordo com os especialistas, além de respeitar os limites da lei, é necessário estabelecer um código de ética para queo intercâmbio de informações entre as empresas funcione de forma adequada. Feito com critério, o benchmarking é uma das ferramentas mais poderosas á disposição das empresas de todos os portes.Reflexão critica sobre a obra:

O artigo fornece uma melhor solução para as organizações aprenderem a crescer e a prosperar. Isso é devido ao aumento da competitividade mundial que dessa forma obriga asempresas a um contínuo aprimoramento de seus processos, produtos e serviços, para assim querer assumir uma posição de liderança no mercado onde atua. E a resposta para isso é a prática dobenchmarking que é este “processo de aprender com os outros” de “copiar o que os outros fazem de bom”. E o autor nos aborda diversos tipos de organizações que utilizam a cópia como ferramenta. Mas para poder...
tracking img