Resenha de “A construção dos espaços da violência: A (Des)organização político-administrativa da capitania de Minas Gerais” de Carla Maria Junho Anastasia

2698 palavras 11 páginas
História do Brasil
Brasil I – “A construção dos espaços da violência: A (Des)organização político-administrativa da capitania de Minas Gerais” In: “A Geografia do Crime: Violência nas Minas Gerais”
Carla Maria Junho Anastasia

A historiografia a respeito da descoberta das minas do interior brasileiro seguiu, por muito tempo, uma corrente defendida, entre outros, por João Antônio Andreoni, creditando a demora nesse processo a fatores como o sucesso da economia açucareira (principalmente no nordeste), ao sucesso com a comercialização das drogas do sertão e à perseguição e conseqüente tentativa de escravização dos indígenas por parte dos senhores de engenho. Entretanto, essa corrente se mostrou equivocada, uma vez que as primeiras incursões no interior datam de 1553, lideradas por Francisco Bruza de Spinosa, que “partindo de Porto Segura, penetrou os sertões pelo rio Jequitinhonha, na região de Araçuaí, Minas Novas, Diamantina e Serro”. Data de 1664 a primeira menção ao descobrimento das Minas dos Cataguás e sertões do Caeté, hoje Minas Gerais.
As expedições que outrora partiam da Capitania da Bahia, passaram paulatinamente a partir de São Paulo, o que justifica a hegemonia paulista quando do desbravamento e povoamento da região. Os bandeirantes paulistas, como ficaram conhecidos, “levaram aproximadamente dois meses para chegar às Minas, marchando do amanhecer ao início da tarde, quando paravam para providenciar alimento e preparar pouso”.
Entretanto, deve-se atentar para um questionamento: Afinal, o que ganhava um indígena auxiliando os bandeirantes? Alguns fatores explicam essa situação. Os índios eram vistos como um empecilho ao progresso, já que viviam nas matas que estavam sendo desmatadas para a expansão agropecuária, além daquelas que estavam destinadas a dar lugar aos povoamentos que cercavam as áreas mineradoras. As bandeiras eram, de alguma maneira, uma forma de sobreviver, Além disso, no caso de encontrar ouro, o indígena poderia, se conhecesse

Relacionados

  • Planejamento estratégico
    62437 palavras | 250 páginas
  • história
    49430 palavras | 198 páginas
  • A aule desde a sua fundação
    197084 palavras | 789 páginas