Resenha De TT Interven Es Psicossociais

390 palavras 2 páginas
CEUMA UNIVERSIDADE
CURSO DE PSICOLOGIA - 2015.1
DISCIPLINA: TEORIAS E TÉCNICAS DAS INTERVENÇÕES PSICOSSOCIAIS.

INGRIDY FONSÊCA PEREIRA – CPD: 975904

Resenha Crítica de texto e filme apresentado para embasamento teórico.

São Luís, 2015.
INGRIDY FONSÊCA PEREIRA

TEXTO: Empoderamento individual, empoderamento comunitário e conscientização: um ensaio teórico.
FILME: Quanto vale ou é por quilo?

Trabalho apresentado como requisito parcial para obtenção da nota na disciplina Teorias e Técnicas das intervenções psicossociais, no curso de Psicologia, na Universidade Ceuma.
Profª. Polianna.

São Luís, 2015
O filme “Quanto vale ou é por quilo?” é dividido com histórias intercaladas que se cruzam durante o decorrer da ilustração. Pode-se observar que o Brasil precisa ser revisto em sua política, pois a mesma ilude o nosso povo com promessas inúteis ou com festas como o carnaval e o futebol que fazem com que as pessoas descentralizem seu foco do que é realmente importante.
O nosso Brasil hoje tem muitas semelhanças com o Brasil do filme, como por exemplo, o empréstimo consignado em folha para aposentados e pensionistas parece a parte do filme onde se pode comprar carta de alforria de uma pessoa. A sociedade democrática meio que aprisiona o povo numa democracia lúdica e não se dá conta do que está por trás de lindos discursos, exemplos disto é a solidariedade que antes era um gesto de humanidade e hoje virou um produto de visibilidade. Outro ponto importante destacado no filme é quando ele retrata a cruel realidade do período colonial onde os negros eram explorados e discriminados, onde se pode fazer uma conexão com o Brasil atual, o racismo ainda é muito grande, contudo “as pessoas doloridas” hoje são muito mais ativas, mas o país não precisa dessa população caridosa e sim de políticas públicas eficientes.
A sociedade precisa refletir sobre como pensa, age, e tudo

Relacionados