Resenha de três cursos da next g – gerenciamento de ti, roi e business value e gerenciamento integrado

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 18 (4433 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 16 de fevereiro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Resenha de três cursos da NEXT G – Gerenciamento de TI, ROI e Business Value e Gerenciamento Integrado

Thiago Aureliano
Aluno do curso de Processamento de Dados da FATEC-SP
thaureliano@hotmail.com

Resumo

GERENCIAMENTO DE TI - A Tecnologia da Informação (TI) evolui dia a dia, principalmente nas empresas, e se torna cada vez mais complexa. Gerenciar bem esse ambiente dinâmico é achave para trazer o retorno desejado sobre os investimentos e para atingir os objetivos de negócios.
ROI e BUSINESS VALUE - O conceito de ROI (Return On Investment ou Retorno do Investimento) disseminou-se e conquistou popularidade no mercado de TI na década de 90, quando os projetos de implementação de ERP, os pacotes integrados de gestão, entraram na lista de prioridades das empresas.GERENCIAMENTO INTEGRADO - Com os gastos de Tecnologia da Informação na casa dos trilhões de dólares por ano, em todo o mundo, o gerenciamento integrado de TI passa a ser vital para a redução de custos e o aumento de eficiência do parque tecnológico da empresas.

1. Introdução

Falaremos nessa resenha sobre três cursos da NEXT G abordando seus aspectos importantes e seus valores dentro do mercadode trabalho. Os cursos são: Gerenciamento de TI; ROI e Business; Gerenciamento Integrado.

2. Gerenciamento de TI

A informática começa a ser entendida como Tecnologia da Informação e até mesmo as empresas médias e pequenas entram para o rol das usuárias. Nas grandes companhias, surge um novo tipo de profissional, o CIO - Chefe Information Officer, definido como o mais alto executivo, cujaprincipal responsabilidade é a de gerenciar a informação. O gerente essencialmente técnico sai de cena e entra o executivo que precisa ser, antes de tudo, um homem de negócios, com capacidade de gerenciar os recursos de informação e atuar como um estrategista da tecnologia.
Gerir a TI na atualidade significa saber trabalhar as idéias e os problemas de modo a analisar a questão sob diferentesaspectos que se integram: os fatores estratégicos, funcionais, técnicos, tecnológicos e de custos. Também se torna importante saber administrar terceiros, uma vez que cresce a tendência de transferir boa parte das funções de TI para empresas externas e especializadas.
O gerente de TI deverá lidar mais intensamente com novos desafios como o grid computing, também chamado de utility computing ecomputação sob demanda – uma maneira de organizar os recursos de TI da mesma forma que as concessionárias públicas usam as redes elétricas para disponibilizar seus serviços.
O turbulento ambiente empresarial, que se apóia na tecnologia e vive em constante mutação, exige formas mais ágeis e flexíveis de gerenciamento. Dentro dessa nova ótica, ganha força o que se convencionou chamar de governança deTI, que nada mais é do que uma estrutura bem definida de relações e processos que controla e dirige uma organização. O principal foco é permitir que as perspectivas de negócios, de infra-estrutura, de pessoas e de operações sejam levadas em consideração no momento de definição do que mais interessa à empresa, alinhando a TI à sua estratégia.
Atualmente, diante da complexidade e da diversidadetecnológica presentes nas corporações, já não basta gerenciar desktops, servidores, redes, dados e software de forma isolada. Todos esses componentes precisam interagir uns com os outros, para possibilitar a conectividade e os serviços, e o gerenciamento deve contemplar essas questões. Nesse sentido, as fornecedoras de tecnologia estão adotando padrões em seus produtos para lhes imprimir maiorfacilidade de integração e, ao mesmo tempo, para permitir aos usuários um gerenciamento mais eficaz, com menores custos. De sua parte, as empresas usuárias de tecnologia também começam a prestar atenção a esses detalhes e a escolher produtos com base nisso.
A árdua tarefa de gerenciamento do ambiente de tecnologia também pode ser facilitada com a adoção de ferramentas, indicadores e metodologias...
tracking img