Resenha de Tempos Modernos

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (752 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 20 de junho de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Charles Chaplin nasceu em Londres, Inglaterra, no dia 6 de abril de 1889, foi ator, cineasta, dançarino, diretor e produtor inglês. Também conhecido por "Carlitos". Foi o mais famoso artistacinematográfico da era do cinema mudo. Ficou notabilizado por suas mímicas e comédias do gênero pastelão. O personagem que mais marcou sua carreira foi "O Vagabundo" (The Tramp), um andarilho pobretão com asmaneiras refinadas e a dignidade de um cavalheiro. Charles Chaplin teve uma vida sentimental intensa casou-se quatro vezes, as três primeiras com estrelas do cinema.  E morreu em Vevey, na Suíça, nodia 25 de dezembro de 1977.

A ODISSÉIA DE UM ANTI-HERÓI PROBLEMÁTICO

O filme Tempos Modernos retrata a vida urbana nos Estados Unidos nos anos 30, logo após a sociedade americana ter passadopela crise de 1929, que acarretou o desemprego e a fome para grande parte da população.
O objetivo do filme apresentado na abertura é bastante singelo: a busca da felicidade. Entretanto a sátira vaimuito mais além, adentrando para os problemas sociais da época. O protagonista pode ser interpretado como um anti-herói porque através de suas atitudes exóticas ele foge do modelo padronizado de herói,individualista, pioneiro e desbravador e se destaca entre a massa do proletariado (ou rebanho de ovelhas, como é apresentado no inicio do filme, de forma metafórica) pela sua incapacidade de adaptar-sea sociedade do capital.
O grande conflito de Chaplin está concentrado entre classe e pessoa, pois quando ele se apresenta como pessoa ele não consegue se enquadrar nos moldes da sociedade e oinverso faz com que ele perca seu individualismo e seja mais um alienado.
Em Tempos Modernos muitas cenas e objetos utilizados no cenário podem ser interpretados como o relógio que representa a rapidez emque a indústria é movida, levada pela necessidade de otimização do tempo. E na cena mais clássica do filme, em que Carlitos entra na máquina concebe a ideia do operário como mero instrumento do...
tracking img