Resenha de Sombra de Reis Barburdos

1360 palavras 6 páginas
Resenha Critica de Sombra de Reis Barbudos.
A narrativa toda aconteçe em uma pequena cidade do interior e feita por um narrador-protagonista adolescente, chamado Lucas, que conta como a sua vida e a vida de todos os moradores da pequena cidade mudou completamente depois que a companhia instalou-se na cidade, e que aos poucos foi adquerindo autoridade e dominio sobre a população da cidade, que de uma forma estranha e passiva aceitou ser dominada.E dessa forma surgem os muros, urubus, fiscais, homens-pássaro, leis, prisões, que passam a fazer parte do dia a dia dos cidadoes da pequena cidade.
Na verdade o que o autor aumega de uma forma indireta e representar atraves dessa narrativa o periodo de 1964 no Brasil, em que a ditadura dominou o país, com um regime autoritario controlando todos os habitantes o país. O autor tentar representar na narrativa os fatos da realidade atraves de simbolos, métaforas, alegorias.
A Companhia responsavel pela repressão foi fundada pelo tio de Lucas ,Baltazar, irmao de sua mãe,no começo da implantação da companhia na cidade Baltazar era reverenciado pelos moradores, todos o respeitavam, mais apos um golpe Baltazar foi deposto. Ai se iniciou a repressão dentro da cidade, o roubo da liberdade de expressão e de comportamento.
Logo foram erguido muros altos que dividiam a cidade ao meio, separando tudo e todos. Como os muros surgiram também os ficais, que tinham obrigação de reprimir os habitantes obrigandos-os a cumpir todas as proibições da companhia.
O garoto e um personagem que se mostra ingenuo, sua observações vão se tornando critica, as vezes ele tem atitudes ações inesperadas de revolta. A mãe de Lucas tem , tem sentimentos sempre divididos com relação a companhia, pois seu irmão Baltazar foi o criador dela, mais foi deposto com o consentimento de seu marido, que sempre apoiou a saida do cunhado,e se beneficiou com a essa saida, ganhando um emprego de fiscal. Ela estar sempre dividida não sabe qual lado defender, pois tem

Relacionados