Resenha de olho em lilliput

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (349 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 23 de agosto de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
De olho em Lilliput

Já não é novidade para ninguem quando se diz que a corrupção impera no Congresso Nacional. Já estamos acostumados aos escandalos causados pelo desvio de carater das pessoasque elegemos para nos representar. O texto fala a respeito do senador Pedro Simon, de 78 anos, que havia subido ao púlpito do plenário para mostrar a sua indgnação com a corrupção de seus colegas. Aaudiência que a tempos atrás ficaria lotada e silenciosa para ouvir o seu discurso, ficou vazia, com apenas seis pessoas. O Congresso que tem a ilustre função de fazer leis, acabou sendo manchado pelosconstantes atos de corrupção.
Os atos constantes de corrupção acabam por deixar a população descrente em relação ao funcionamento do Congresso, tanto que o senador Cristovam Buarque comentou sobreessa insatisfação com o desempenho do plenário. Hoje a imagem que temos do Congresso Nacional é a de um grupo de pessoas que se aproveitam de mordomias, do gordo salário e usam de forma indevida odinheiro público. Apesar disso não ser verdade, é muito difícil encontrar uma atitude louvável entre os membros do plenário.
O texto diz que os deputados envolvidos diretamente em escandalos decorrupção, tem uma baixa taxa de reeileção, pois uma grande parcela prefere não tentar a reeileição e dessa parcela, poucos se reelegem. Mas acredito que apesar de serem poucos os canditados envolvidosdiretamente com corrupção que conseguem se reeleger, a imagem já desgastada do plenário acaba por influênciar os novos e “virgens” candidatos que são eleitos. Já ouvi relatos de pessoas que se candidataram porque queriam mudanças no cenário nacional e estavam com vontade de combater a corrupção e depois de algum tempo no mandato, acabaram preferindo abandonar o cargo do que ser corrompido por seuscolegas.
Não sei quais medidas deveriam ser tomadas para resgatar a imagem do nosso Congresso Nacional, talvez as ações de seus componentes acabaram criando uma enorme bola de neve, que vai crescendo e...
tracking img