Resenha de obra

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 9 (2146 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 7 de dezembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
2012
FULLAN, Michael; HARGREAVES, Andy. A Escola como Organização Aprendente: Buscando uma educação de qualidade. Porto Alegre: Artmed, 2000. 2ªEd.





Katiuse L. C. dos Santos

Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul – Brasil





Sobre os autores

Michael Fullan é diretor do Ontario Institute for Studies in Education, da Universidade de Toronto. Participacomo pesquisador, consultor, realizador de treinamentos e conselheiro de políticas em projetos de mudança educacional junto a sistemas escolares, federações de professores, institutos de pesquisas e desenvolvimento e a organizações governamentais canadenses e internacionais

Andy Hargreaves é diretor e professor do International Centre for Educational Change no Ontario Institute.. É autor eeditor de muitos livros, consolidando reputação internacional como pensador de ideias inovadoras sobre o desenvolvimento dos professores, da cultura escolar e da reforma educacional.




Objetivo da obra

O livro trás a reflexão sobre procedimentos para a busca da qualidade na educação a partir da luta por mudanças fundamentais nas ações, de modo que os professores percebam quepossuem uma profissão emocionalmente apaixonante, profundamente moral e intelectualmente exigente e como os gestores podem apoiar este processo de motivação e transformação.
















Capítulo 1: O Problema

Sistemas escolares e escolas estão buscando envolver mais os professores na dinâmica que envolve a instituição. Assim, se sentem mais valorizados, apoiados, unidos,responsáveis e comprometidos. Porém, há questões que dificultam para que os educadores se engajem numa efetiva reforma da educação. O professor está sobrecarregado e a inclusão é uma das causas de grande aflição, pois a diversidade de necessidades precisa ser atendida. A cobrança das famílias e do administrador também causa pressão, pois os programas e aulas têm que atender a demanda. Lidar comos problemas de disciplina, carência afetiva, violência, enfim, hoje fazem parte da tarefa do professor. Buscando especializar os professores surgem o aconselhamento, assessoramento e liderança curricular para implementação de iniciativas com apoio externo à escola. Mas estas inovações como soluções isoladas e mudanças passageiras desanimam ainda mais os professores. Á medida que aumentam asexpectativas sobrecarga de reforma e inovações é importante que não enfrentem as exigências sozinhos. Liderança e assessoria devem fazer parte da prática dos professores. Outro problema é o isolamento, que impossibilita trocas e acesso a novas ideias. É preciso acabar com o individualismo, para que professores trabalhem conjuntamente e aprendendo juntos. O pensamento de grupo surge para acabar com oisolamento, propondo os colegiados nas escolas. Mas as parcerias poderão colaborar para que surjam coisas boas ou ruins, ou para que nada seja feito. Além disso, o trabalho em grupo reduz as possibilidades de criações individuais e fica mais suscetível a cair em modismos. Por isso, não se pode desconsiderar o trabalho individual, pois ele tem seu valor a partir do momento em que saber trabalhar deforma independente também é essencial para que aconteça uma reforma no ensino. A maioria dos professores é competente na sua prática pedagógica. O fato é que num ambiente cooperativo, compartilhando seus conhecimentos e utilizando as competências existentes podem se tornar ainda melhores. Sobre a liderança, não pode ser centralizada, pois a responsabilidade pelas coisas que acontecem na escola é detodos, e o professor tem que estar envolvido em tomada de decisões e papéis de liderança durante toda carreira, com base no profissionalismo interativo e formação continuada. Muitos são os motivos pelos quais uma reforma educacional fracassa, pois as condições que se tem são precárias. A responsabilidade de mudança na educação acaba por ser basicamente do professor, que necessariamente terá que...
tracking img