SEVERINO, Antônio J. A Organização da Vida Universitária. In: Metodologia do Trabalho Científico. 23 ed. São Paulo: Cortez, 2007. *
No texto "A Organização da Vida Universitária", é apresentado ao estudante como se portar diante da vida na universidade; mostrando os instrumentos e os métodos que ajudarão muito o recente universitário com suas novas responsabilidades. Este texto é dividido em cinco seções; sendo que a ultima é subdividida em seis pequenas seções. No geral o texto apresenta treze páginas.
Inicialmente, com a chegada à Universidade, o estudante se depara com novas tarefas e situações antes não vividas. Então, é hora de ser responsável,tomar decisões e ficar atento às novidades; para poder organizar sua vida de estudos. Na seção "Os instrumentos de trabalho" o autor destaca os livros, revistas, exemplares, vídeos, apostilas, impressos ou eletrônicos como valiosos e imprescindíveis instrumentos de trabalho acadêmico e cientifico.
Em "O aproveitamento das aulas" mostra que uma vez que o estudante faz anotações durante seminários, conferências, consequentemente, muitas ideias ficam truncadas, pois o estudante atrapalha-se e perde a concentração para pensar no que está sendo dito, o ideal é concentrar-se nas ideias fundamentais, procurando expressá-las mediante algumas categorias básicas einvestir na compreensão, na apreensão das idéias do orador. Ao retomar, em momento posterior, esses apontamentos, o ouvinte que esteve atento conseguirá recompor a síntese relevante do discurso, bem em cima do eixo essencial da reflexão.
"A disciplina do estudo" é um método, segundo o autor, muito eficiente, pois pressupõe um mínimo de organização da vida de estudos, porém torna-se sempre mais produtiva. Pois muitos não têm tempo suficiente para seus estudos e esse método impõe ao estudante aproveitar sistematicamente o tempo disponível, com uma ordenação de prioridades. "A leitura e documentação” são muito importantes para a elaboração do trabalho. [continua]

Ler trabalho completo

Citar Este Trabalho

APA

(2011, 04). Resenha de metodologia do trabalho cientifico. TrabalhosFeitos.com. Retirado 04, 2011, de http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/Resenha-De-Metodologia-Do-Trabalho-Cientifico/17326.html

MLA

"Resenha de metodologia do trabalho cientifico" TrabalhosFeitos.com. 04 2011. 2011. 04 2011 <http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/Resenha-De-Metodologia-Do-Trabalho-Cientifico/17326.html>.

MLA 7

"Resenha de metodologia do trabalho cientifico." TrabalhosFeitos.com. TrabalhosFeitos.com, 04 2011. Web. 04 2011. <http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/Resenha-De-Metodologia-Do-Trabalho-Cientifico/17326.html>.

CHICAGO

"Resenha de metodologia do trabalho cientifico." TrabalhosFeitos.com. 04, 2011. Acessado 04, 2011. http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/Resenha-De-Metodologia-Do-Trabalho-Cientifico/17326.html.