RESENHA DE METAMORFOSE

480 palavras 2 páginas
RESENHA DO LIVRO “A METAMORFOSE” DE FRANZ KAFKA

ANÁLISE DESCRITIVA

Franz Kafka, autor da obra (1883-1924), nasceu na cidade de Praga, na Republica Tcheca. Formou-se em Direito, trabalhou como advogado e sempre se dedicou a escrever.
Esta obra foi traduzida por Modesto Carone, escritor, ensaísta e professor de literatura. A editora responsável é a Companhia das Letras (1997).
A obra fala sobre a vida de Gregor Samsa, que era um rapaz dedicado e sonhador, vivia com seus pais e sua irmã mais nova.
Samsa trabalhava como caixeiro viajante, e era ele quem mantinha a casa e o conforto da família, seu salário era destinado também a pagar as dividas que o pai havia contraído há algum tempo.
Certo dia, ao acordar pela manha, Samsa se depara com uma situação um tanto inusitada, havia se transformado em um inseto.
Esta metamorfose fez com que ele ficasse impossibilitado de trabalhar, e passou a ficar confinado em seu quarto. Sua família o desprezava apenas a irmã, sem que os pais soubessem, lhe levava comida.
O pai o tratava com fúria, a mãe com pavor, temor, e a irmã, de inicio com certa piedade, mas depois passou a ficar indiferente ao irmão.
Os pais tinham uma economia guardada, mas com a qual não poderiam contar para sobreviverem por muito tempo.
Logo, tiveram que começar a trabalhar, e como o apartamento era grande, decidiram alugar alguns quartos, mas não demorou para que os inquilinos descobrissem a presença de Gregor.
O pai e a irmã já estavam convictos de que ausência de Gregor seria a melhor coisa para o momento, a mãe sofria com esta ideia.
Porem, não demorou muito para que o esperado acontecesse, devido aos maus tratos por parte do pai e da empregada, e já não recebia o alimento com muita freqüência.
Com a morte de Gregor, surgiu entre a família um sentimento de alivio.

ANÁLISE CRÍTICA

A subjetividade desta obra nos leva a uma reflexão profunda sobre as metamorfoses que estamos vivenciando atualmente. A não aceitação da diferença,

Relacionados