Resenha de : MARIANI, Bethania; MAGALHÃES, Belmira. Capítulo 4: Lacan. IN: OLIVEIRA, Luciano Amaral (org.). Estudos do Discurso. Parábola editorial, 1º ed., São Paulo, 2013.

703 palavras 3 páginas
MARIANI, Bethania; MAGALHÃES, Belmira. Capítulo 4: Lacan. IN: OLIVEIRA, Luciano Amaral (org.). Estudos do Discurso. Parábola editorial, 1º ed., São Paulo, 2013.

DE JESUS, Aline Burguignon.

A maioria das pessoas passa pela vida como sonâmbulas, sem jamais perguntar a si mesmas, o que estão fazendo, ou por que motivos fazem.
(Sócrates).

O texto contendo 22 páginas, a começar com uma introdução apresentando a análise do discurso de Pêcheux e logo em seguida se dividindo em dois tópicos: “Freud e a linguagem” e “Lacan e a lógica do significante”, se propõe a apresentar a releitura de Freud feita por Lacan para melhor entender a análise do discurso proposta por Pêcheux, no qual a passagem por Lacan é para as autoras “o caminho necessário para a compreensão da noção de sujeito dividido, da noção de língua como sujeita a falhas, de discurso como efeito de sentidos e da noção de real como o impossível de tudo dizer”.
Iniciando com uma citação de Henry em que ele fala a intenção de Pêcheux em fazer da análise do discurso uma ponte entre outras ciências como a psicanálise, a linguística, o estruturalismo histórico e as ciências sociais. Mostrando, assim, como é possível Articular e “reterritorializar” alguns conceitos entre essas ciências. Percorrendo o conceito de Pêcheux em que “quando falamos estamos simultaneamente afetados pela ideologia e pelo inconsciente, ambos inscritos na linguagem, que é apresentada como um sistema sujeito de falhas” (MARIANI e MAGALHÃES, p. 103), e mostrando como ele em vários momentos em sua obra faz referência a Lacan para mostrar a tão incrível reviravolta teórica causada por Lacan apresentando o conceito do inconsciente, o inconsciente que esta sempre ali e que se manifesta através do recalcado.
No tópico intitulado “Freud e a linguagem”, encontramos comentários sobre como Freud avançando para além dos conceitos da neurologia desenvolve uma possível ligação entre a neurologia e a psicologia. Abandonando a hipnose no

Relacionados