Resenha de historia e geografia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 11 (2552 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 13 de outubro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
RESENHA:
PCN DE HISTÓRIA E GEOGRAFIA

Com base no Pcns de História e Geografia podemos afirmar que a partir da Constituição do estado brasileiro a história e a geografia tem sido um conteúdo constante do currículo da escola elementar.
Apesar das intenções legislativas, a história aparecia como disciplina optativa do currículo nos programas das escolas elementares. Os planos de estudos dasescolas elementares das províncias que as criaram, na maioria das vezes, instituíam “noções de geografia e de história, principalmente, a nacional” como disciplinas “permitidas” pelas autoridades e consideradas facultativas ao ensino elementar.
No final da década de 1870 foram feitas novas reformulações dos currículos das escolas primárias visando criar um programa de História Profana mais extensoe eliminar a História Sagrada. Tal fato traduzia a atmosfera das discussões sobre o fim da escravidão, a transformação do regime político do Império para a República e a retomada dos debates sobre o ensino laico, visando dessa vez a separação entre o Estado e a Igreja Católica e sua ampliação para outros segmentos sociais.
Portanto as salas de aulas eram palco de uma prática bastantesimplificada, por isso, as autoridades exigiam dos professores o cumprimento mínimo da parte obrigatória composta de leitura e escrita, noções de gramática, e outros. Os métodos de ensino então aplicados nas aulas de História eram baseados na memorização e na repetição oral dos textos escritos. Os materiais didáticos eram escassos, restringindo-se à fala do professor e aos poucos livros didáticos compostossegundo o modelo dos catecismos com perguntas e respostas, facilitando as argüições. Desse modo, ensinar História era transmitir os pontos estabelecidos nos livros, dentro do programa oficial, e considerava-se que aprender História reduzia-se, a saber, repetir as lições recebidas.
Ensinar história e geografia para crianças não é tarefa das mais fáceis. Principalmente por ser está às disciplinas queencontra maior resistência entre os alunos. As questões mais freqüentes são: porque devo estudar o que já passou para que guardar todas estas datas e países o que tem a ver com minha vida estes fatos Existe uma agremiação de sentidos no que se refere à disciplina história e geografia.
Isso tudo é fruto dos rumos tomados pelo ensino de História desde sua implantação como disciplina autônoma em1837. Deste momento em diante, o ensino de História passou a servir a determinados objetivos políticos.
Foi em 1837, durante o período regencial, que a História é implantada como disciplina escolar da escola secundária, na fundação do colégio Pedro II. Neste mesmo ano nascia o Instituto Histórico e Geográfico Brasileiro (IHGB), responsável por construir a genealogia nacional, buscando umaidentidade para a nação recentemente formada. O IHGB era o local de produção da História que seria difundido nas escolas secundárias através dos manuais didáticos. Neste momento, a nacionalidade era a grande questão posta à sociedade, e a elite se atribuía o direito de escolha do passado, visto como um caminho percorrido pela humanidade em direção ao progresso.
Em 1930, com a criação do Ministério daEducação e Saúde Pública e a reforma do ministro Francisco Campos, acentuou-se o poder central do Estado e do controle sobre o ensino. Constituiu-se a partir de então um modelo para o ensino de História para todo o país, dando ênfase ao estudo de História Geral, sendo o Brasil e a América apêndices da civilização ocidental. Para o ensino elementar (séries iniciais do ensino fundamental) discutia-se,neste momento, a implantação dos chamados Estudos Sociais no currículo escolar em substituição a História e Geografia.
Durante o regime militar, a História é definitivamente substituída pelos chamados Estudos Sociais, a partir da lei n. 5692/71. Os Estudos Sociais constituíram-se ao lado da Educação Moral e Cívica em fundamentos dos estudos históricos mesclados por temas da Geografia. Os...
tracking img