Resenha de Geoge Simmel O AMBITO DA SOCIOLOGIA

401 palavras 2 páginas
Sociólogo Minoritário: Georg Simmel

Resenha do capítulo 1 “ O âmbito da sociologia” do livro de SIMMEL, Georg. Questões fundamentais da sociologia: indivíduo e sociedade. Na promessa contida de na concepção da sociologia, Georg Simmel (1858 – 1918), o alemão que em sua obra “Questões fundamentais da sociologia”, define seu objeto de estudo e responde às críticas que negam seu caráter científico. Defendendo a existência da falta de definição indiscutível e segura. Diante dessa posição de marginalidade e inexpressividade oficial do conceito de sociologia, teríamos em Simmel uma sociologia menor? Estaríamos diante de um fazer sociológico minoritário, limitador de fronteiras, disciplinas e objetos? Não! Para Simmel o microscópico nos permite acesso ao valor coletivo de enunciação e de produção da subjetividade moderna.
Para o autor, o objeto desta ciência não é a vida dos indivíduos, mas sim a realidade formada a partir delas, observada por meio de síntese intelectual. Mesmo sendo um constructo, a sociedade possui diversos agrupamentos e configurações dignas de serem pesquisadas e que não se confundem com a vida de cada indivíduo envolvido, ressaltando Simmel que o próprio conceito de indivíduo é igualmente uma construção abstrata, de modo que qualquer análise neste nível também se vale, necessariamente, de uma abstração de qualidades, forças e histórias, sintetizadas naquele conceito.
A sociologia pode ser evocada nesse sentido como método de abordagem da vida social, sendo redefinida dessa forma, sociedade não sendo apenas um substancia, mas um acontecer, esse novo conceito de sociologia apresentado por Simmel, nos possibilita ir além dos “objetos tradicionais da ciência social”, renovando o campo dos objetos e das abordagens sociológicas.
Portanto, temos assim no capítulo em questão uma discussão sobre as controvérsias conceituais da sociologia como ciência, fazendo uma discussão crítica do conceito de sociedade. Visto ser incorreto pensarmos

Relacionados