Resenha de fundamentos do turismo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (419 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 28 de fevereiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Aluna: Bárbara Nunes de Castro Oliveira Curso: Tecnologia em gestão de turismo
Resenha de fundamentos do turismo aula 1 e2
Fundamentos do turismo, livro de Rodrigo Fonseca Tadini eTania Melquiades (fundação CECIERJ, consórcio cederj; páginas 7 à 46).
As probabilidades do futuro do turismo mundial, incluindo a sua contribuição para o desenvolvimento econômico e social, são cadavez mais importantes. Existe um volume muito maior de procura, estimulado pelo aumento de rendimento disponível das motivações para viajar, do crescimento dos mercados emergentes, acompanhado pelocrescimento dos mercados tradicionais, das mudanças demográficas, sociais e tecnológicas, da diversificação de destinos e da crescente liberalização do setor.
Em meados do século XIX surge o turismocomo atividade econômica que em 2003 foi exaltada a condição de ministério, sendo um desafio acatar este desenvolvimento de um jeito suportável. Com a aceleração de vários fatores, as viagensinternacionais ficaram mais alcançáveis e com várias causas, como lazer, negócios, estudos e pesquisas. Mesmo com as crises financeiras de 1994 no México, 1997 na Ásia, 1999 na América do Sul e ataquesterroristas em 2001 nos Estados Unidos, o turismo se mostra entre os cinco causadores de receita da economia mundial. O engrandecimento do turismo no Brasil aconteceu em 1990 com a política nacional doturismo, em novembro de 1966 foi fundada a Embratur que estava vinculada ao Ministério do Turismo e tinha função de fazer propaganda do Brasil no exterior.
O turismo emissivo é formado pelos paísesdesenvolvidos, com renda alta que para se distinguir como importante, tem que ordenar vários fatores. O turismo multiplicador é quando a renda do mesmo chega a todas as áreas, direta ou indiretamente. OBrasil tem grande potencial para atrair turistas, mas precisa investir mais em infraestrutura e diminuir o peso da carga tributária.
O turismo é considerado um fenômeno, não pode ser uma disciplina...
tracking img