Resenha de dissertação sobre TDD

1097 palavras 5 páginas
IBTA
Curso: Pós Graduação em Engenharia de Software SOA
Turma: 31
Disciplina: RUP e Processos Ágeis
Professor: Rodrigo Franco Gonçalves
Aluno: João Pedro Marchese Zamarioli jzamarioli@gmail.com

Resenha de artigo científico

Título da resenha:
Uma visão do Test Driven Development e suas aplicações
I - Identificação da Obra:
PRANGE, Henrique Feliciano. Uma Avaliação Empírica de um Ambiente Favorável para o Desenvolvimento Dirigido por Testes. Dissertação (Mestrado). PUC Rio de Janeiro. Rio de Janeiro RJ, 2007.
Esta dissertação de mestrado apresenta o que é o Test Driven Development e sua aplicação em uma pequena empresa de desenvolvimento de software brasileira.

II - Resumo das idéias do autor
De acordo com o autor, Henrique Feliciano Prange, a maioria das micro e pequenas empresas brasileiras de informática querem melhorar a forma como desenvolvem software, e uma das formas de atingir o objetivo é utilizando um processo.
Os processos tradicionais são caros e burocráticos, portanto novas metodologias foram surgindo, como o Extreme Programming (XP). O XP é composto por um conjunto de boas práticas para melhorar a qualidade do software desenvolvido, e uma delas é o Test Driven Development (TDD).
O TDD é uma técnica utilizada para melhorar a qualidade do software, e faz com que testes unitários sejam executados logo no início do ciclo de vida do projeto. Os testes são escritos antes da implementação do código, fazendo com que eles sempre falhem em um primeiro momento. Em um segundo momento, o código é escrito para fazer com que o teste passe e, uma vez que isto aconteça, o desenvolvedor faz o refactoring para limpar o código e mantê-lo simples. Estes passos são feitos sucessivamente, até que cada funcionalidade esteja pronta.
Escrever testes primeiro não é uma técnica de teste, mas sim uma técnica de análise (Beck, 2001a). Seria uma maneira de pensar no design antes de escrever o código funcional.
Através de testes, o

Relacionados