Resenha de densidade urbana

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1733 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 1 de dezembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
-------------------------------------------------
Densidade como questão técnica
Densidade é um dos mais importantes indicadores para início de qualquer planejamento urbano. Divide-se em densidade bruta e densidade líquida extraído de número de habitações- hectares ( habitação/ Há) e habitantes/hectare (hab/há) respectivamente. Estes índices dão a possibilidade de projetar de uma forma concisae eficaz até mesmo, a utilização de infraestrutura, serviços, transportes e também qual o consumo de feira urbana utilizada e a quantidade disponível eacautelar-sede uma saturação de área e produzir um ambiente superpopuloso, inadequado.
De uma forma simplista, a alta densidade pode-se configurar com seus prós como:
* Eficiênciana oferta da infraestrutura;
* Uso eficiente da feira;
*Vitalidade urbana;
* Geração de receita;
* Maior controle social
* Economia de escola
* Facilidade de acesso aos consumidores-maior acessibilidade a empregose seus contrapontos como;
* Criminalidade;
* Sobrecarga nas infraestruturas;
* Poluição;
* Maiores riscos de degradação ambiental
* Congestionamentos e saturação do espaço assim como a baixa densidade tambémtêm seus pontos positivos e negativos:

Dos positivos:
* menos poluição;
* possibilidade de saneamento a baixo custo;
* mais silêncio e tranquilidade.
Dos negativos:
* Precária acessibilidade aos serviços;
* Pouca interação e controle social;
* Excesso de consumo de terra urbana e infra-estrutura ;
* Altos custos para oferta e manutenção dos serviços;
* Altoscustos e precariedade do transporte público
Algumas nomenclaturas:
O tamanho do lote e o total da sua área que pode ser ocupada , pode ser entendida como taxa de ocupação e a altura da construção a ser erguida em relação ao total da área a ser construída( índice de aproveitamento ou taxa de aproveitamento).
Aquele que planeja o espaço através do desenho, determina pelo uso de solo a ocupação econtrola por alvarás a sua execução, muito embora há fatores externos que podem influenciar e modificar as leis de apropriação do espaço.
O fenômeno da desedificaçãoespontânea é muito comum em países em desenvolvimento onde as sublocações vão acontecendo juntamente com o crescimento de construções, sem todavia haver um controle sanitário de forma que estas populações estão expostas a endemiase ou traz outras situações críticas devido, a superocupação e de organizações habitacionais. È possível ter alta densidade habitacional, sem contudo, haver o “crowdding” que se refere a ocupação interna da habitação.

Novos assentamentos X assentamentos informais
O governo, como detentor do poder, em algumas cidades latino-americanas vem aperfeiçoando mecanismos como mudanças no uso do solo etaxa de ocupação através de operações urbanas para modificar e melhorar certas áreas da cidade e implementando a infraestrutura destes locais independente através de regulamentações e negociações se estabelecem parâmetros para novos assentamentos cujo cunho principal é do setor privado. Em casos onde o assentamento precisa passar por modificações substanciais para melhor acessibilidade ao socorrode emergências à população, deverá observar-se a não mudança de famílias para outros assentamentos, poiso gerenciamento de tais ações é muito difícil. Procurar minimizar a transferência de famílias dos assentamentos segundo o autor é importante, porém em contraponto há o problema de aumentar a pressão sobre a terra e edificações e aumentar ainda mais a densidade. Outro fator é, dependendo dalocalizaçãodo assentamento em relação ao centro ou locais de serviços e empregos e a modificação de taxas de ocupação formar um mecanismo de exclusão das populações mais pobres destas áreas.
Densidade flutuante e Produtividade Urbana
O autor toma como exemplo a cidade de São Paulo queo poder público, para manter em pleno funcionamento o setor terrário, principalmente localizado na região central,...
tracking img