resenha de comportamneto organizacional.

Páginas: 14 (3376 palavras) Publicado: 6 de abril de 2014
 A melhor maneira de pensar é chamada pensamento reflexivo: a espécie de pensamento que consiste em examinar mentalmente o assunto e dar-lhe consideração séria e consecutiva.
John Dewey, in Como Pensamos.

A EDUCAÇÃO EA UTILIZAÇÃO DO CONHECIMENTO
"Só existe uma única disciplina para a educaçãoe esta é a vida em todas as suas manifestações."!
Todas as disciplinas que vemos em um currículo universitário - não importa o curso, seja ele; Administração, Direito, Medicina, Sociologia,etc. - só têm uma finalidade: contribuir para que, pelos novos conhecimentos, possamos ter uma vida crescentemente melhor.
A educação Ela é útil porque a compreensão é útil.
A educação é a aquisição daarte da utilização do conhecimento. O princípio da dúvida sistemática é fundamental ao desenvolvimento da ciência e do conhecimento. "Não acredito". É esta mesma postura que desejamos despertar entre nossos leitores: a de sistematicamente colocar em dúvida aquilo que lhes é apresentado como a verdade última. O ato de buscar a verdade implica sistematicamente duvidar das idéias que estão em voga -e desconfiar, não pelo simples prazer de desconfiar, mas seriamente.
É preciso pensar de uma maneira diferente daquela a que estamos habituados.'?
Assim, todas as teorias e afirmações que nós próprios apresentamos, ainda que fundamentadas nas Ciências Comportamentais em seu atual estágio de desenvolvimento, devem ser interpretadas com certa suspeição, discutidas em profundidade e não objetode uma simples aceitação acrítica.
Esta abordagem nos leva a pensar que não existe razão absoluta, que temos que despertar o lado critico de como seria se fizéssemos diferente, teríamos o mesmo resultado? Tiranos da conformidade e nos remete a um pensamento mais analítico, analisando os resultados finais.

INTELIGÊNCIAS MÚLTIPLAS

Baseia-se em três proposições básicas, aparentementeóbvias. A primeira reza que "as pessoas não são iguais'". Elas não possuem os mesmos tipos de mentes. Portanto, elas são necessariamente diferentes.
A segunda é uma decorrência da anterior: um processo educacional funciona com maior eficácia se tais diferenças são levadas em consideração e não negadas ou simplesmente ignoradas.
A terceira diz que, no nível teórico, não é possível tratar todas aspessoas baseado numa dimensão única de inteligência.
Gardner inicia seu processo de reflexão sobre o conceito de inteligência, definindo-o como a habilidade de resolver problemas ou criar produtos que são valorizados em um ou mais contextos culturais.
O primeiro deles é que, ao ampliar o conceito de inteligência, ele traz para análise uma série de capacidades dos indivíduos que antes não eramsequer consideradas.
Em suma, se nós aceitamos que as pessoas possuem inteligências diferenciadas e, portanto, adquirem e representa o conhecimento de formas variadas, a pergunta que se torna crítica é: o que pode ser jeito para que tais diferenças possam se tornar centrais ao processo de ensino e aprendizagem?

No ponto de vista deste autor, a definição a respeito do quociente deinteligência não tem valor. Pois cada ser é dotado de inteligências múltiplas e que não podem ser descartadas e subjugadas pelas diferenças de cada um. Não é por que uma pessoa detém conhecimentos específicos em determinadas áreas que ela vai ser melhor que a outra. O que uma pessoa desenvolve muito bem outra tem a sua forma de aprendizagem que não pode ser negada, tornado tão capacitada quanto a outra.PEDAGOGIA REVOLUCIONÁRIA
O conceito de aprendizagem de Freire é o da conscientização ou consciência critica. Ele rejeita os métodos tradicionais de educação, porque, de seu ponto de vista, não passam de processos de domesticação, capazes de transformar indivíduos potencialmente brilhantes em monótonos burocratas. Para Freire, toda atividade educacional deve ser baseada na reflexão crítica...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Comportamneto organizacional
  • Comportamneto Organizacional
  • 2ª ETAPA COMPORTAMNETO ORGANIZACIONAL
  • Mudança organizacional e seus impactos o comportamneto do individuo
  • Resenha organizacional
  • Resenha psicologia organizacional e do trabalho
  • Resenha: mudança organizacional
  • RESENHA DESENVOLVIMENTO ORGANIZACIONAL Final

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!