Resenha de bauman

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1941 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 19 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Unidade 1 - Fundamentos Históricos, Teóricos e Metodológicos do Serviço Social I
Web-aula 1- Contextualização histórica1
A Revolução Industrial
 

Mudança da Paisagem: 1ª Revolução Industrial e as Indústrias
Os lucros da colonização da América beneficiaram a ascensão da França e da Inglaterra, admitindo à Inglaterra, agrupar as condições econômicas, políticas e sociais, que acabou gerando aRevolução Industrial, no século XVIII.
A Revolução Industrial foi consequência das transformações ocorridas na agricultura, indústria, transportes, bancos e comunicações, que propiciaram o desenvolvimento da economia capitalista. De modo social, o processo de transformações repartiu a sociedade inglesa em duas classes: a burguesia, que se tornava a proprietária dos meios de produção - máquinas,ferramentas e fábricas - e o proletariado, a classe assalariada.
A Revolução Industrial expressou o processo de mecanização do setor industrial, que ocorreu primeiro na Inglaterra e depois em outros países como a França, os Estados Unidos, a Alemanha, o Japão, etc.
A Revolução Industrial e a Inglaterra
As condições adequadas para a explosão da Revolução Industrial na Inglaterra foram:
*Acúmulo de capitais provenientes do comércio colonial;
* Revolução Agrícola, fonte de acumulação de capitais pela produção mecanizada de alimentos;
* Ricas jazidas de ferro e carvão (para a construção de máquinas e ferramentas);
* Desenvolvimento científico;
* Ampliação do mercado interno e externo: a Inglaterra permitiu o crescimento do mercado interno pela abertura de canais,estradas e portos. Dispondo de uma esquadra poderosa, a Inglaterra dominava o mercado externo;
* Liberação de mão-de-obra no campo para a cidade, favorecendo o acúmulo de capitais, graças aos baixos salários pagos aos trabalhadores.
Transformações Ocorridas Com a Revolução Industrial
A principal transformação foi a utilização da máquina e a divisão técnica de trabalho, que provocou aumento deprodução e produtividade. A produção industrial expandiu a urbanização e resultou no despovoamento dos campos diante da Revolução Agrícola, evasão rural. A partir de 1780, o conjunto de todas as condições produtivas (ferro, carvão, máquinas, desenvolvimento técnico e científico e abundância de mão-de-obra humana) permitiu o desenvolvimento do capitalismo industrial de modelo liberal.
Capitalismo
 O capitalismo, que foi desenvolvido na Revolução Industrial, passou por três fases significativas, sendo: de 1780 a 1870, a primeira fase, chamada de capitalismo industrial liberal; de 1870 a 1945, a segunda fase, chamada de capitalismo industrial monopolista; e de 1945 em diante, a terceira fase, chamada de internacionalização do capitalismo.
A primeira fase (1780/1870) foi caracterizada pelaliberdade econômica da burguesia na produção e venda, fazendo circular as mercadorias produzidas, na compra de matérias-primas e na fixação de salários do proletariado. A produção industrial era realizada em pequenas e médias fábricas, com divisão de trabalho entre os operários, com a utilização das máquinas movidas a vapor, mão-de-obra assalariada, produção em larga escala, o que possibilitavalucros ao empresário. As práticas mercantilistas foram condenadas pela nova economia capitalista. O período de 1830 a 1850 foi marcado pela construção de ferrovias, e de 1850 a 1870, o comércio livre começava a declinar. A livre concorrência foi cedendo lugar aos monopólios - grandes indústrias que detinham o controle total da produção.
A segunda parte se inicia a partir da década de 1870. Umasegunda revolução industrial iniciou-se, com o fim do livre comércio. Nesse período, começaram os trustes (organizações industriais de controle da produção e distribuição das mercadorias, com o objetivo de impor o preço dos produtos industriais a seu favor).
Uma associação, definida cartel, manteve as empresas separadas, mas sem competir entre si, estabelecendo a divisão dos mercados e dos preços....
tracking img