Resenha de artigo sobre cotas raciais

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (480 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 27 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Resenha
Espaço Temático Políticas Sociais e Questões Contemporâneas
Política de cotas no Brasil: política social?
Janete Luzia Leite
Universidade Federal doRio de Janeiro (UFRJ)
William Antônio Junqueira Fiorini
Centro Universitário Una / Psicologia 1° períodoBelo Horizonte Setembro 2012


Este artigo relata a história capitalista e o desenvolvimento no século 20 perante o racismo nas instituições,a sustentabilidade dos próprios estudantes e trabalhadores e a ação do governo público em defender as cotas nas universidades de ensino superior.
Em um primeiro momento, os autores relatamos movimentos capitalistas e o governos públicos em mandato do ex presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que criou o bolsa família para melhorar o custo de vida e igualar a população de baixa renda comos demais brasileiros. Seu governo não teve um posicionamento com a discriminação racial de negros e outras raças, conseqüentemente foram criadas manifestações para terem uma resposta que durante seuprimeiro mandato não foi solucionado.
Para um melhor entendimento, no ano de 1978 foi criado o Movimento negro Unificado contra a Discriminação Racial, que deu origem aos movimentos emigrejas, partidos e manifestações da sociedade para que todos estendam o real problema da desigualdade no país. Nessa época o autor relata que os estados não respondiam ao confronto da população e suacobrança, sendo incapaz de recorrer a ações positivas para uma união das pessoas que seriam tratadas como diferentes no meio social recistico.
Após esta época foi criados vários partidosfazendo com que a população discriminada pudesse ingressar em um poder que antes não existia. Fazendo a diferença é criado um objetivo de uma luta antirracial, depois de grandes reivindicações e procura...
tracking img