RESENHA DE ARTIGO SOBRE aplicação do modelo de custeio por atividades (ABC) junto a uma empresa que aluga produtos para festas e eventos em SC

934 palavras 4 páginas
UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL
FACULDADE DE CIÊNCIAS ECONÔNICAS
DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS E ATUARIAIS
Aluno: Adilson Astir Lenz
Cartão: 46187
Disciplina: ECO 03307 – Contabilidade de Custos I
Professor: Ariel Behr
Resumo
O artigo 122 tem seu enfoque na aplicação do modelo de custeio por atividades
(ABC) junto a uma empresa que aluga produtos para festas e eventos em SC. Por ser uma empresa que oferece um serviço e não a venda de mercadorias, o controle dos custos é favorecido pela análise deste modelo de custeio. Poucos esforços têm sido feitos em relação a trabalhos acadêmicos que delimitem a pesquisa para o custeio de empresas prestadoras de serviços, e neste sentido o presente artigo visa prestar sua colaboração. Após a aplicação do método escolhido, foi possível descobrir o que cada atividade consome de recursos.
Pessoalmente considero este artigo muito interessante e oportuno, devido ao fato de que com ele pude antever um dos próximos conteúdos da disciplina e ver como na prática esse conceito pode ser aplicado eficazmente.
Destaque e explicação dos principais conceitos verificados pelo aluno
O conceito abordado no artigo trata-se do modelo de custeio por atividades (ABC), ainda a ser visto durante o semestre em sala-de-aula. Este modelo, em conjunto com o custeio por absorção e o variável, são os mais utilizados.
O custeio ABC é indicado, por exemplo, para empresas cujos custos indiretos são de elevado valor e que têm grande diversidade na linha dos produtos.
Explicação do caso estudado no artigo
O caso do artigo faz a análise de uma empresa que aluga itens para festas e eventos, com grande diversidade de atividades em todo seu processo. Por ser prestadora de serviço, a obtenção dos valores de custos envolvidos é difícil.
Assim, utilizou-se o custeio por atividades (ABC) para o devido controle gerencial.
Para atingir esse objetivo, foram seguidos três passos: descrição do processo produtivo, levantamento das

Relacionados

  • CincoFor AsMAndioca
    57460 palavras | 230 páginas
  • apostila opcao guarda municipal
    189354 palavras | 758 páginas
  • Gramatica para concursos
    186720 palavras | 747 páginas
  • Via(da)gens Teológicas
    281425 palavras | 1126 páginas