Resenha de artido hiv

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (480 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 2 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Resenha do artigo:
Análise da vulnerabilidade sexual de estudantes universitários ao HIV/AIDS.
Introdução
O crescimento da infecção pelo HIV no Brasil representa uma epidemia de múltiplasdimensões, pois, embora a epidemia apresenta-se estabilizada, observam-se diferenças no perfil epidemiológico entre as regiões do país, havendo crescimento em notificação da doença nas regiões Norte, Nordestee Centro-Oeste, enquanto o Sul e o Sudeste apresentam diminuição de casos.
As vulnerabilidades dos jovens a epidemia são diversas, como: iniciação sexual precoce, necessidade de aceitação einserção em grupos sociais, aumento do consumo de álcool e outras drogas e questões de gênero. Destaca-se que o ingresso no ensino superior corroba com o aumento da vulnerabilidade dos jovens, pois muitosdeles se consideram suficientemente informados, a ponto de não perceberem seu risco de adquirir HIV. Além disso, há menor preocupação com aquisição de DST´s, do que com a prevenção da gravidez.
MétodosPesquisa exploratória, de natureza quantitativa, desenvolvida na cidade de Fortaleza, Ceará, em 2010, em uma instituição pública de ensino superior, foram entrevistados 161 estudantes entre 18 e 25anos.
Resultados
A maioria dos participantes já iniciou a vida sexual. A idade em que aconteceu a primeira relação sexual variou de 11 a 23 anos.
Os principais motivos para o não uso dopreservativo na primeira relação foram: confiança no parceiro, relação sexual não planejada, ser a primeira relação para ambos, não teve tempo de utilizar o preservativo, imaturidade, falta do preservativo nomomento da relação, uso de anticoncepcional oral, esquecimento e escolha pessoal. Já, o não uso do preservativo na última relação sexual, foram os seguintes motivos: uso de anticoncepcional oral,confiança no parceiro, uso do preservativo ser desconfortável, falta de preservativo no momento, alergia ao látex, realização de testes sorológicos, não deu tempo.
Quando questionados sobre a...
tracking img