Resenha de antigona

Páginas: 2 (449 palavras) Publicado: 24 de abril de 2012
Resenha de Antígona

Antígona é um drama grego escrito por Sófocles. A trágica história de Antígona aconteceu em Tebas que era uma cidade governada por Creonte, após a tragédia do rei Édipo e amorte de seus filhos Etéocles e Polinices . A família de Antígona sofreu por uma sucessão de infortúnios. O legado de desgraças de seu pai, sempre atormentou Antígona. Dando continuidade às tragédias,vem a seguir a morte de seus irmãos Etéocles e Polinices, que diante da disputa ao trono de Tebas acabam matando-se e acrescentando mais um triste capitulo ao drama da jovem Antígona.
Creonte que eratio de Antígona decreta que Polinices é inimigo de Tebas e concede apenas a Etéocles as honras fúnebres, devido ao motivo de que Etéocles lutou por Tebas e Polinices era opositor. Antígona inconformadavai até o palácio pedir ajuda à sua irmã Ismene, porém ela nega-se por medo e por saber que a conseqüência deste ato seria a morte. Mesmo assim, Antígona não desiste de seu plano, rouba do guarda ocorpo de seu irmão e o enterra, após o ato ela é pega em flagrante pelo guarda, o qual a leva direto a Creonte que a condena a morte.
A jovem Antígona questiona a postura de Creonte fazendo valer atradição social que está diante a lei forçada. Com a tentativa de dignificar os mortos, promove uma desestruturação advinda por meio do equivoco de Creonte.
Creonte percebe seu erro, porém ignora-o,sabendo que se voltar atrás de sua decisão poderá perder a autoridade diante de seus cidadãos, mas caso ele prossiga com seu ato de extrema crueldade sua imagem junto aos mesmos será desgastada,agravando perante a este conflito a sua situação política em diversos níveis.
Hemon e a sociedade se opuseram às idéias de Creonte. Chegado o dia da sentença de Antígona, Hemon a encontra já morta e seu paique estava a caminho de sua tumba para libertá-la, arrependido dos seus atos, ouve a voz de seu filho Hemon lá presente, sofrendo pela morte de sua amada.
Hemon e Eurídice morrem e ao ver todos os...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Resenha da antígona
  • Resenha de antígona
  • Resenha de antígona
  • Resenha antigona
  • RESENHA DE ANTÍGONA
  • Resenha
  • Resenha antigona
  • Resenha Antígona

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!