resenha Dambrosio

605 palavras 3 páginas
Referencia Bibliográfica
D’AMBROSIO, Beatriz S. Como ensinar matemática hoje? Temas e Debates. SBEM. Ano II. N2.Brasilia. 1989. P. 15-19. disponível em (http://www.academia.edu/1082177/Como_ensinar_matematica_hoje ) consultado em 20\03\2014

Teoria, pratica, contexto e conteúdo da Matemática.
Realizado a analise sobre o artigo publicado pela Doutora em Matemática Beatriz S. D’Ambrosio, vemos que a autora faz critica e cita mudanças sobre a forma e a qualidade nas aulas de matemática.
D’Amborio afirma que os alunos vão para as aulas acreditando que os conceitos matemáticos são criados por gênios e que esse conhecimento só será absorvido através de copias e resolução de exercícios pré-moldados pelo professor, gerando assim uma grande dificuldade para trabalharmos de formas mais aberta e lúdica os difíceis processos matemáticos.
“É bastante comum o aluno desistir de solucionar um problema matemático, afirmando não ter aprendido como resolver aquele tipo de questão ainda, quando não consegue reconhecer qual o algoritmo ou o processo de solução apropriado para aquele problema” (D’Ambrosio – 1989).
Porem devemos criar com nossos alunos uma cultura, onde o professor não é o um ser supremo do conhecimento, e que o mesmo deve receber o questionamento do “por que¿”, gerando assim uma flexibilidade maior para diferentes soluções além das propostas pelo professor.
Como dever, nos como professores temos que criar o habito de buscar e analisar o perfil de nossos alunos além de identificar qual o nível de conhecimento em matemática que o mesmo possui.
D’Ambrosio afirma que temos um leque bem amplo nas pesquisas de como ensinar matemática e sempre devemos nos perguntar qual a melhor forma para levarmos este conhecimento a nossos alunos.
Muitos dos educadores ainda hoje utilizam uma forma lenta e antiga para suprir a necessidade de conhecimento dos nossos alunos fazendo com que isso gere a perca de interesse sobre o conteúdo desmotivando o aprendizado em matemática.
Com

Relacionados

  • Manual de n
    17816 palavras | 72 páginas
  • Unidade 1 1
    21157 palavras | 85 páginas