Resenha - dados abuso sexual

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (251 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 9 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Abuso sexual é o segundo maior tipo de violência

http://www.blog.saude.gov.br/abuso-sexual-e-o-segundo-maior-tipo-de-violencia/
Resenha
De acordocom o artigo, notificações sobre a violência sexual contra crianças de até 9 anos, tornaram-se obrigatórias a todos os estabelecimentos de saúde noBrasil, desde o ano passado. Isso porque, a violência sexual nessa parte etária, segundo pesquisas, é o maior tipo de violência nessa faixa etária, ficandoatrás somente do abandono e negligência do menor.
O VIVA (Vigilância de violência e acidentes – Ministério da Saúde), aponta a violência sexualinfantil, como 35% dos casos. Na faixa de 10 a 14 anos, são 10,5% das notificações, e entre 15 a 19 anos, 5,2%. A mesma pesquisa mostra que 22% dos casosenvolvem menores de 1 ano e que nos casos em geral de violência, a maioria são do sexo masculino.
Em 2011, o Ministério da Saúde universalizou anotificação de violência e outras agressões para todos os serviços de saúde. A diretora de análise de situação em saúde do Ministério da Saúde, Deborah Malta,destaca a importância da denúncia para uma melhor visibilidade das agressões e desenvolver a prevenção de mecanismos de prevenção e proteção.
É importantesaber que qualquer caso, seja uma mera suspeita, deve ser notificado aos profissionais da saúde. Estes são responsáveis por implanta mentos, ações devigilância e prevenção de violências, assim como prevenções e identificações de violências contra crianças e adolescentes em situação de risco.
tracking img