Resenha da obra de circe bittencourt: ensino de história: fundamentos e métodos

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (754 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 18 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Deyse Silva dos Santos
Resenha Crítica: BITTENCOURT, Circe Maria Fernandes. Ensino de Historia: fundamentos e métodos. São Paulo: Cortez, 2004.

Circe Bittencourt divide o seu trabalho emtrês momentos, a saber: História escolar: perfil de uma disciplina; Métodos e conteúdos escolares: uma relação necessária e Materiais didáticos: concepções e usos.
O primeiro momento é marcado porvárias questões introdutórias que a autora coloca, estas partem desde a inquirição do que seria uma disciplina escolar até as relações que estas estabelecem com as disciplinas acadêmicas e aparticipação dos professores para construir a disciplina História no ambiente escolar. Além disso, a autora analisa a forma como os objetivos, os métodos como os conteúdos de História vão sendo trabalhados aolongo dos tempos. Essa mudança se pelo fato de em diferentes momentos, predominam diferentes lógicas que regem o processo educacional, essas lógicas são possíveis graças a interesses de diversosagentes inseridos nesse processo. Entre eles, destaca o papel do professor.
Ao longo do texto, a autora vai mostrando a relação que a disciplina tem com o contexto histórico no qual se insere e osdesdobramentos que a utilização de certos métodos e conteúdos tiveram para o momento presente, no sentido de possibilitar a constituição da disciplina tanto no âmbito acadêmico quanto escolar. Aqui aautora mostra a mudança de panorama que a disciplina sofreu desde o início do século XX, com a formação das raízes nacionais brasileiras, até as propostas curriculares da década de 1990, momentomarcado pelo avanço tecnológico que também interferiu na produção do conhecimento e na formulação de novas Diretrizes Curriculares, estas focam de maneira intensa o papel do professor enquanto planejadordo ensino e capaz de perceber e adequar sua prática pedagógica às especificidades de cada realidade escolar.
No segundo momento da obra, Bittencourt trabalha com reflexões que partem do que...
tracking img