Resenha da obra ética e moral: a busca dos fundamentos, de leonardo boff

1. OBRA

Dados: Autor: Leonardo Boff
Título: Ética e Moral: a busca por fundamentos
Cidade: Petrópolis, Rio jê Janeiro
Editora: Vozes
Ano: 2009

2. OBJETIVOS DA OBRA

Numa épocaem que a preservação da natureza e, por conseqüência, a preservação da vida está em alta nos grandes debates que ocorrem pelo globo terrestre, Leonardo Boff nos trás um rico material que proporcionauma profunda reflexão ética sobre as nossas ações e a continuidade da vida na Terra. Será possível a vida na Terra para as próximas gerações se esta geração atual não se der conta do mal que estamosfazendo ao nosso ethos no sentido mais abrangente e profundo?
Uma pergunta feita por Leonardo Boff e que precisa, urgentemente, ser analisada é: “Nossa geração se deu conta de que tem condições emeios para por fim à espécie humana e ferir mortalmente a biosfera. Que ética e que moral freará este poder avassalador?”.

3. RESUMO DOS CAPÍTULOS

3.1. ÉTICA: A DOENÇA E SEUS REMÉDIOS

Estamosem uma época de ruptura no processo de evolução. Como dito por Leonardo Boff, “Chegamos a um ponto em que a biosfera está à mercê de nossa decisão. Se queremos continuar a viver, temos que querê-lo egarantir as condições adequadas”.
Segundo o autor, os otimistas dizem que temos até o ano de 2030 para mudarmos os caminhos de nossa permanência na Terra, caso contrário a sustentabilidade dosistema Terra não estaria mais garantida e acarretaria uma crise cujo desfecho é irremediável.
Uma das soluções apresentadas por Leonardo Boff é o que preconiza a Carta da Terra: “ou formamos umaaliança global para cuidar da Terra e um dos outros, ou arriscamos a nossa destruição e da diversidade da vida”.
O grande problema hoje, é que a renovação dos recursos naturais não acompanha odesenvolvimento acelerado e o consumismo impensado e desenfreado. Vivemos hoje em mundo globalizado, capitalista e consumista onde o que importa não é o que o ser humano é, e sim o que ele tem. Neste ritmo...
tracking img