Resenha da carta cacique Seatlle

757 palavras 4 páginas
Carta enviada pelo cacique Seattle, da tribo Suquamish, do Estado de Wachington para o presidente dos Estados unidos(Francis Pierce) depois de o governo haver dado a entender que pretendia comprar o território ocupado por aqueles índios. Faz mais de um século e meio. Mas o desabafo do cacique tem um incrível atualidade:
“ O grande chefe de Washington mandou dizer que quer comprar a nossa terra. O grande chefe assegurou-nos também da sua amizade e benevolência. Isto e gentil da parte dele, pois sabemos que ele não necessita de nossa amizade. Nós vamos pensar na sua oferta, pois sabemos que se não fizermos,o homem branco virá com armas e tomará nossa terra.O grande chefe de Washington pode acreditar no que o chefe Seattle diz com a mesma certeza com que os irmãos brancos podem confiar na mudança das estações do ano. Minha palavra é como as estrelas, elas não empalidecem.” Analisando o parágrafo em que o cacique fala: “Nós vamos pensar na sua oferta, pois sabemos que se não fizermos, o homem branco virá com armas e tomará nossa terra”, ele mesmo não concordando com a compra são bem sábios em aceitar que serão perdedores diante de tal força branca e que sua palavra é tão certa quanto a mudança das estações.
Toda essa terra é sagrada para meu povo. Cada folha reluzente, todas as praias de areia, cada véu de neblina nas florestas escuras, cada clareira e todos os insetos a zumbir são sagrados nas tradições e na crença d meu povo. Estando diante de tal conceituação sobre a natureza e de grande respeito pelos seres que nela vivem, os índio diante da carta expressa sua maneira de ver as coisas e tudo que na vida e na fé deles estão. Mostra também a diferença entre costumes, fé e tradição, descrevendo as dificuldades do homem branco respeitar a terra e seus antepassados , “ o homem branco não compreende o modo deles viverem, porque para eles um torrão de terra é igual a outro.
“Se eu decidir a aceitar, imporei uma condição: o homem

Relacionados