Resenha currículo oculto

Páginas: 5 (1226 palavras) Publicado: 12 de outubro de 2011
FINOM – FACULDADE DO NOROESTE DE MINAS
INSTITUTO PRÓ SABER

ANDRÉA CARVALHO PINHEIRO

RESENHA CRÍTICA

Araci/BA
2010

ANDRÉA CARVALHO PINHEIRO

RESENHA CRÍTICA

Resenha Crítica apresentado à Faculdade de Educação da FINOM, como requisito parcial para obtenção do título de Especialista em.

Orientador(a): Profª..

Araci/BA
2010
RESENHAPERRENOUD, Philippe. Escola e Cidadania: o Papel da Escola na Formação para Democracia. Capítulo 1. Aprendizagem da cidadania... das boas intenções ao currículo oculto. Artmed, 2004.

Philippe Perrenoud é doutor em sociologia e antropologia, professor da Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade de Genebra e diretor do Laboratório de Pesquisas sobre a Inovação naFormação e na Educação (Life), também em Genebra.
Philippe Perrenoud inicia o capítulo um, Escola e Cidadania, em Aprendizagem da cidadania... das boas intenções ao currículo oculto com vários questionamentos, do tipo: O que é cidadania? Como se aprende cidadania na escola? Perguntas essas, que questionam a finalidade da escola, e o papel dos professores na educação para a cidadania.Perrenoud cita Le Robert para responder essas questões. “Cidadania é a qualidade de cidadão”; porém nos tempos modernos “ser cidadão é ser uma pessoa cívica”. Com o advento da Revolução Francesa, no entanto, todo homem e mulher ao alcançar a maioridade civil passa a ser um cidadão.
Para Perrenoud, a escola é um dos lugares onde tem uma grande importância na formação da cidadania, porém a escolanão é a salvadora da sociedade, pois mesmo que ela dedicasse a maior parte do seu currículo no estudo da cidadania, existe o currículo oculto que está presente no cotidiano sob forma de aprendizagem não planejada. Ele é resultado das relações interpessoais desenvolvidas na escola, da hierarquização entre administradores, direção professores e alunos e da forma como os alunos são levados a serelacionarem com o conhecimento.
O autor enfatiza que o currículo oculto perpassa os portões do colégio; os alunos ao saírem das instituições de ensino veem televisão, leem jornais, têm acesso a internet, etc., afinal as pessoas tem liberdade e livre arbítrio para especular, poluir, comercializar armas e drogas, mentir, entre outras coisas. Afinal vivemos em uma sociedade que busca a justiça, mascheia de desigualdades sociais.
De acordo com Perrenoud como podemos acreditar que somos todos irmãos quando há tantas desigualdades, discriminações, arbitrariedades, terrorismos, intolerâncias religiosas, exploração de crianças e idosos. Ele expõe que os países essencialmente democráticos são minoritários no mundo, o que se ver na maioria é guerra civil, genocídios, catástrofes, umverdadeiro retrato apocalíptico. O que a escola pode fazer? Se existisse uma fórmula que fosse boa tanto para a educação como para a sociedade o melhor seria medir o grau de cidadania dos professores, pois para educar verdadeiramente para a cidadania é necessário a apropriação ativa dos saberes e da razão; a apropriação de ferramentas das ciências sociais e a prática da democracia e da responsabilidade.Para o autor deve-se primeiramente apropriar dos saberes e da razão crítica antes de aprender princípios cívicos ou detalhes da organização do estado. Quando se produz fracassos na escola não está educando para a cidadania, mas para a exclusão; pois os saberes que ajudam a ser cidadãos são na maioria de ordem científica. Apenas os saberes não bastam, é preciso participação tanto de alunos,dos pais e da comunidade escolar. O papel da escola é estabelecer ambientes favoráveis ao desenvolvimento racional aliado com o saber. A escola ideal é aquela em que os saberes devem ser trabalhados a partir de debates, para identificar divergências e convergências. Esses debates devem ser trabalhados desde o ensino fundamental, pois assim, teríamos um ensino crítico de acordo com a idade dos...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Curriculo Oculto
  • Curriculo Oculto
  • Currículo Oculto
  • Currículo Oculto?
  • Curriculo oculto
  • Currículo oculto e currículo oficial
  • MONOGRAFIA: "PLANEJANDO O CURRÍCULO OCULTO"
  • Curriculo real, oculto e prescrito

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!