Resenha CUPERTINO, C.M.B, O cultivo da imaginação e a atenção à diversidade.

853 palavras 4 páginas
Resenha
CUPERTINO, C.M.B, O cultivo da imaginação e a atenção à diversidade.

Primeiramente o texto trata da consolidação da prática da Oficina de Criatividade, seja como recurso para atendimento psicológico, seja para formação de psicólogo. Pode ser utilizada em variados contextos, visando criar o terreno para a ressignificação das experiências vividas pelos participantes, no sentido de transformação pessoal, social e das relações.
Há necessidade de revisões da Psicologia frente às suas tradicionais práticas normativas e naturalizantes.
Segue abaixo o percurso das Oficinas de Criatividade:
1. Implantação como formação de profissionais para o trabalho com portadores de altas habilidades em 1988, passou a ser oferecida como disciplina optativa de estágio de curso de Psicologia em pós-graduação (Psicologia e Educação).
2. Estabelecimento como grupo de sensibilização na formação de psicólogos, Após ser implantada como estágio, as oficinas se mostrou valiosa para a sensibilização dos alunos, para o conhecimento de si e do outro. Mostrou-se como situação propícia para os alunos que muitas vezes não fazem psicoterapia durante o curso. Foi então, tese de doutorado de Cupertino.
3. Extensão como modalidade de atendimento na formação de educadores de periferia, após os resultados obtidos na formação de psicólogos. Foi possível verificar e valorizar as experiências humanas, as quais não cabem nos referenciais tradicionais, que consideram como “desvios” de padrão/patologias, inclusive destacadas como forma de atuação de Cupertino, anteriormente a essa visão. Foi preciso vivenciar essa experiência, menos estruturada para que houvesse inquietação de buscar outros caminhos – as Oficinas.
4. Levantamento de onde e como se fazia trabalho semelhante. Verificou-se outros trabalhos como arteterapia ou práticas ainda não claramente nomeadas no período de 1996 a 2001. Observou-se como resultado, que ainda era visto de uma maneira ainda embrionária o potencial das Oficinas,

Relacionados