Resenha Cultura de massa, cultura popular

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas: 6 (1283 palavras)
  • Download(s): 0
  • Publicado: 27 de dezembro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Bosi, Ecléa . Cultura de Massa e Cultura Popular: Leitura de Operários. 13 ed. Petrópolis, Vozes, 2009. 240p.

Ecléa Bosi possui graduação em Psicologia pela Universidade de São Paulo (1966), mestrado em Psicologia Social pela Universidade de São Paulo (1970) e doutorado em Psicologia Social pela Universidade de São Paulo (1971). Atualmente é professor emérito da Universidade de São Paulo. Temexperiência na área de Psicologia, com ênfase em Psicologia Social, atuando principalmente nos seguintes temas: psicologia, memória, cultura. Coordenadora da Universidade aberta à terceira idade. Autora de Memória e Sociedade; Cultura de Massa e Cultura Popular: Leitura de operárias. Velhos Amigos; O Tempo Vivo da Memória e a antologia Simone Well.

A presente resenha foi feita com base naobra da autora Eclea Bosi, Cultura de massa, Cultura Popular: uma leitura de operárias, fruto de um estudo realizado por ela, que investigou entre um grupo de operárias de uma empresa de São Paulo, a cultura da leitura entre as mesmas, seus hábitos, interesses e causas que as impediam de praticar esse hábito cultural, entre outras coisas relacionadas. Para tanto, a autora traça abordagens teóricassobre Comunicação, Cultura popular, e cultura de massa, que a - conduziu a transparecer as possíveis causas, nos ajudando a entendê-las com argumentos teóricos, mas faz-se necessário um certo domínio lingüístico sofisticado, pois o texto exige isso do leitor.
Ela inicia falando sobre a comunicação de massa, que é um fenômeno novo na sociedade contemporânea, atrelada ao desenvolvimentohistórico dos meios de comunicação, quando assume destaque, os MCM- meios de comunicação de massa, como o rádio, TV, e o cinema. Para entendê-la a nível global, teóricos relacionam a comunicação de massa com a cultura de massa, chegando-se a idéia de que a primeira tem satisfeito a segunda, importando então fazer crescer essa relação.
Entre as teorias relevantes sobre o assunto, é exposto oFuncionalismo americano, que tem como eixo de análise, conceito psicosocial de interação entre os indivíduos na rede social mediante os meios de comunicação. Entre os principais objetivos da comunicação de massa, por essa ótica, seriam detecção prévia do ambiente; interpretação e orientação; transmissão de cultura e entretenimento. Cada atividade dessa desempenha funções e disfunções que é funcional aosistema societário capitalista. Entre tais pode-se citar a atribuição de status a alguém ou legitimar esse prestígio, e reforço das normas sociais explícitas e implícitas como funcional; na categoria disfuncional, pode-se dizer a “disfunção narcotizante”, ou seja, o público receptor se torna dependente da informação e as recebem passivamente, ou diga-se com conformismo sociopolítico e recepção deestereótipos culturais. Disso, tem-se aspectos positivos como a informação e socialização, mas também negativos como essa dependência, acriticidade e preconceitos.
O funcionalismo da ênfase ao efeito da comunicação, a parte da interação emissor-destinatário e apreende uma dimensão psicológica dos indivíduos. Portanto, os critérios de função e disfunção pode ser relativo para e uns e outrosrespectivamente.
Outro víeis exposto é pensadores como McLuhan, que privilegiam como essencial, os tipos de transmissores no processo comunicativo. E é interessante a abordagem trazida, pois nossa sociedade vê e estimula como base, a leitura da escrita para construção de conhecimento, cidadania e valores. Mas pelo texto, se pode ver pontos negativos da leitura impressa, como tais:concentração no sentido da visão e portanto uma ótica-linear, se apreende uma visão da realidade unidirecional; leva o sujeito ao ilosamento e individualismo e chega a deturpar a personalidade e subjetividade segundo esse autor. Por outro lado, o mesmo defende que os meios eletrônicos, como a TV, o rádio e o cinema, proporcionam a difusão dos sentidos ao mesmo tempo, envolvendo o sujeito e o-faz perceber...
tracking img