Resenha Cultura Da Converg Ncia

1984 palavras 8 páginas
UNIVERSIDADE ESTÁCIO DE SÁ
CAMPUS: MADUREIRA
CURSO: COMUNICAÇÃO SOCIAL / PUBLICIDADE E PROPAGANDA
DISCIPLINA: PROJ. EXP. EM PUB./PRO. II
ORIENTADORES: NEY GONÇALVES / PAULO RIBEIRO
ALUNO: CLAUDIO GOMES DA SILVA
MATRICULA: 2007.02.06.948-8
TURNO: TARDE

Resenha sobre o primeiro capítulo do livro: Cultura da convergência, autor Henry Jenkins

Henry Jenkins é um autor que faz estudos sobre a convergência dos meio midiáticos, podemos dizer que ele além de ser um autor que pesquisa sobre isso, ele está presente em todo o processo de mudanças que está ocorrendo com os meios de comunicação de massa, ele além de pesquisador, vive essa época. Por um lado isso pode ser muito bom, mas por outro ele pode perder um pouco da análise critica e deixar-se ‘ganhar’ pela emoção de estar vivendo tudo isso.
Para Henry Jenkins, convergência é “fluxo de conteúdos através de múltiplos suportes midiáticos, à cooperação entre múltiplos mercados midiáticos e ao comportamento migratório dos públicos dos meios de comunicação, que vão a quase qualquer parte em busca das experiências de entretenimento que desejam”, (p. 27). É preciso deixar claro, o que ele quer dizer quando fala sobre convergência. Em seu livro Cultura da convergência, ele utiliza três termos que julga serem necessários para entendermos o processo de convergência midiática, são eles: “convergência dos meios de comunicação, da cultura participativa e inteligência coletiva” (p. 29).
Entende-se por convergência dos meios de comunicação, velhas e novas mídias em rota de colisão, ou seja, mídias mais tradicionais como jornal, TV e rádio entrando em colisão com as mídias mais novas como a internet, e essas mídias convivendo em perfeita harmonia, nenhuma das mídias acabam. Já cultura participativa, entende-se como as pessoas deixando somente de consumir a informação pelos meios de comunicação e passando a ser produtoras dessa informação, através de seus blogs, seus sites pessoais entre outras coisas. E por

Relacionados

  • RESENHA A CULTURA DA CONVERG NCIA
    951 palavras | 4 páginas