Resenha crítica o barril de amontillado

639 palavras 3 páginas
O Barril de “Amontilhado” - Edgar Allan Poe

Edgar Allan Poe nasceu em 19 de Janeiro de 1809 e morreu em 7 de Outubro de 1849. Escritor, poeta, editor e crítico, conhecido principalmente por suas histórias envolvendo mistério e terror. O Barril de Amontillado (em inglês, The Cask of Amontillado) é um conto de Edgar Allan Poe, publicado em 1846. O conto traz o relato de uma situação de vingança do protagonista para com um desafeto; no meio, há indícios e detalhes de como ocorre a vingança; no fim, o protagonista exerce sua vingança lenta e cruelmente.
O Sr. Montresor é um homem rico, de família tradicional e muito orgulhoso, capaz de tudo por sua honra. Jurou vingança à Fortunato por, supostamente, lhe proferir injúrias e ofensas. Fortunato, segundo o próprio Montresor um “homem digno de respeito”, orgulhava-se de seu entendimento em vinhos. E o agressor usou desse orgulho da vítima para atraí-la para uma emboscada mortal. Montresor esperou o escurecer numa tarde de grande loucura da quadra carnavalesca para atacar a vítima. Aproveitou a data por ser um dia de grande movimentação, onde todos, inclusive os dois, usariam fantasias e não seriam facilmente reconhecidos.
Ardilosamente, o vingativo Montresor arquitetou o encontro com Fortunato, disse-lhe que comprara um barril de vinho que passa por amontillado, mas acha ter sido enganado. O agressor age em primeiro momento atiçando a curiosidade da vítima, pois o vinho em questão é um tipo caro e quase impossível de se conseguir na época do ano em questão. Dá seguimento ao plano quando diz que procurará Luchesi, um senhor que supostamente entende de vinhos e que Fortunato considera um charlatão, pois ele lhe ajudará em seu empasse. Montresor sabe que ao dizer que procurará Luchesi, Fortunato dará voz ao seu orgulho e o acompanhará até a catacumba dos Montresors.
Montresor garantiu que não haveria nenhum de seus criados em casa, assim, não haveriam interrupções. O lugar onde disse ter guardado o suposto barril de

Relacionados

  • auxilio na analise textual
    3559 palavras | 15 páginas
  • contos
    15786 palavras | 64 páginas
  • apostila curso escrita criativa
    42772 palavras | 172 páginas