RESENHA CRÍTICA SOBRE O LIVRO “O QUE É CIENTICO”

1163 palavras 5 páginas
Rubem Alves, nascido em Minas Gerais em setembro de 1933, possui formação nas áreas de psicanálise, teologia, educação, filosofia e sociologia. Além de atuar nessas áreas, Rubem Alves é um célebre escritor brasileiro, tendo publicado centenas de obras que abordam diferentes assuntos, entre eles teologia, filosofia, ciência e contos infantis, sendo ele mesmo o tema de diversas teses, dissertações e monografias. Muitos de seus livros foram publicados em outros idiomas, como inglês, francês, italiano, espanhol, alemão e romeno, deixando evidente a sua importância na literatura.
Em “O que é Científico?”, Rubem Alves explica, em oito capítulos, de maneira perspicaz e inteligente, utilizando-se de analogias e comparações, o que é considerado científico, o que é a ciência e quais são as suas características e peculiaridades.
No primeiro capítulo, “Redes e Peixes” (p.11), o autor inicia o livro comparando os cientistas com os pescadores, guiando os leitores a tecer um pensamento que os faça entender que, assim como os pescadores estão diante de um mar cheio de peixes que precisam ser pescados por meio das redes, os cientistas estão diante da realidade repleta de possíveis conhecimentos que necessitam ser alcançados através da criação de teorias.
No segundo capítulo, “A mente é um Estômago” (p.19), Rubem Alves explica que – assim como o estômago da vaca, que processa apenas um tipo específico de informação – a ciência reconhece um número limitado de informações e tudo aquilo que não é provado e confirmado através de estudos é dito como não é científico. Além disso, a ciência é especializada em um único tipo de linguagem , um tipo de conteúdo, e tudo aquilo que não se encaixa nesse padrão é “rejeitado”.
Já no terceiro capítulo, “Jogos de Palavras” (p.27), o autor critica a atitude de alguns cientistas que se focam no estudo de apenas um fato e ignoram os acontecimentos ao redor, o que acarreta em um alto nível de conhecimento em apenas um tópico e o atrofiamento das

Relacionados

  • Brics
    196068 palavras | 785 páginas