Resenha crítica: reflexões sobre preconceito – em busca de relações mais humanas. mônica mastrantonio martins.

427 palavras 2 páginas
[pic]
Universidade Católica De Salvador
Escola de Serviço Social
Psicologia e Relações Interpessoais

Mirian Santos Lima

Resenha Crítica: Reflexões Sobre Preconceito – Em Busca de Relações
Mais Humanas. Mônica Mastrantonio Martins.

Salvador
Maio/2012
MARTINS, Mônica Mastrantonio. Reflexões sobre preconceito – Em Busca de relações mais humanas. InterAÇÃO, Curituba, jan/dez 1998.

A autora faz um breve estudo que pretende constitui o preconceito nas relações humanas e sociais. Dessa forma conceitua o preconceito:

Dentro desta óptica sobre o preconceito ela busca estabelecer conexões com outros autores que também estudam o tema e podem contribuir para o entendimento sobre o que é preconceito, como ele é concebido na sociedade e como ele influencia nas relações humanas. Nas entrelinhas a autora busca apresentar as diversas formas de preconceito:

Neste trabalho a autora procura englobar tanto a ação humana quanto o que leva a ela assim procura compreender o ser humano e a sociedade em que o mesmo esta inserido, além de entender a urgência em se tratar do tema visto ser uma construção deturpada da realidade:

Nas diversas conexões feitas pela autora com outros estudiosos sobre o tema o preconceito é tratado das mais variadas formas, a exemplo de CROCHIK n(1995 e 1996) que aponta o preconceito como desvio da razão. Estas contribuições buscam diversificar e orientar para as diversas formas de se compreender o preconceito.
É interessante perceber que a autora não faz juízo de valor sobre o tema e apresenta formas de se combater a ação e entender o preconceito não só focando o indivíduo, que age de forma preconceituosa, mas também nos conceitos que a sociedade produz durante décadas e reflete numa atitude preconceituosa. O que não se pode deixar de enfatizar é a importância desse individuo entender sua atitude e modificá-la haja viso que a sociedade

Relacionados