Resenha Crítica - PSICOLOGIA E POLÍTICAS DE SEGURANÇA PÚBLICA: O ANALISADOR 'CAVEIRÃO'

1661 palavras 7 páginas
Resenha Crítica

Autores:
Cristiano da Costa Rebeque
Escola Nacional de Saúde Pública Sérgio Arouca / Fundação Oswaldo Cruz
Brasil
Psicólogo (IP/UFRJ). Residente em Saúde da Família na Escola Nacional de Saúde Pública Sérgio
Arouca / Fundação Oswaldo Cruz.
Daniela Couto Jagel
Universidade Federal do Rio de Janeiro
Brasil
Psicóloga (IP/UFRJ).
Pedro Paulo Gastalho Bicalho
UFRJ
Brasil
Professor Adjunto do Instituto de Psicologia da Universidade Federal do Rio de Janeiro, vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Direito.

PSICOLOGIA E POLÍTICAS DE SEGURANÇA PÚBLICA:
O ANALISADOR 'CAVEIRÃO'

O artigo apresentado tem como objetivo colocar em discussão um dos mais importantes dispositivos utilizados pelo Batalhão de Operações Especiais (BOPE) da Policia Militar do Rio de
Janeiro. O veiculo blindado que tem causado medo na população carioca é popularmente conhecido como 'Caveirão'. O mesmo surgiu a partir do emblema do próprio BOPE, que simboliza o combate armado, a guerra e a morte. (Rebeque et al, 2008)
O 'Caveirão' é um carro blindado, adaptado para os policiais militares, o mesmo foi construído para resistir as armas de alta potência e aos explosivos, suporta até 12 policiais com armas pesadas, além disso é composto por uma torre de tiro capaz de girar em 360° e, ainda, fileiras de posição de tiros em cada lado.
A utilização deste transporte tem como justificativa a segurança dos policiais militares durante as operações nas comunidades, o que levou a diminuição de mortes de policiais nesses situações. Além do que foi citado o Caveirão também serviria para restaurar a ordem e proteger os moradores do local.
Porém, o método utilizado causa muitas controversas, algumas campanhas são contra o uso desse dispositivo pois alegam que causa ameaças físicas e psicológicas aos moradores, com a intenção de intimidar a comunidade.
• Caveirão: um analisador da criminologia – Construção de saber, produção de poder.
Os autores no mostram um

Relacionados