Resenha crítica psicologia na comunidade, alberto abib andery

448 palavras 2 páginas
Resenha crítica Psicologia na comunidade, Alberto Abib Andery

A psicologia tradicional tem a sua atenção voltada para consultório particular e individual, sala de experimentos, discussões acadêmicas e empresas industriais. Devido a esta visão curta da psicologia direcionada somente a elite, fez com que, desviasse a atenção às classes baixas de comunidades populares.

È desta visão estereotipada que a psicologia na comunidade se entrega com seus recursos de conhecimentos e técnicas psicológicas para melhora da qualidade de vida das pessoas e grupos da comunidade.

A psicologia na comunidade se aproxima do cotidiano das pessoas e instituições onde vive para incluí-los dos benefícios que a ciência da psicologia proporciona. O psicólogo como eterno aprendiz, procura não só beneficia-los daquilo que ele tem de saber, mas também procura renovar seus conhecimentos entendendo as situações que os indivíduos passam e adquire novos conhecimentos metodológicos e técnicas para aproximar-se de uma verdadeira construção social.

A sociedade contemporânea, com as mudanças tecnológicas, culturais, sociais, econômicas e socioambientais é uma forma de entender a sobrevivência do homem e seu comportamento social e também importante na modificação de seu comportamento, visando à prevenção e intervenção com objetivo da melhoria da competência social e o que é adaptativo.

Trabalhando em ambientes familiares, onde os problemas aparecem, indo até o cliente, entre outros, sendo acessíveis nos locais onde a necessidade surge e reduzindo a distancia social entre profissional e a quem ele ajuda. Sabendo quais são os verdadeiros problemas, o profissional pode programar-se e inovar, a partir da necessidade e preocupação dos membros da comunidade, interagindo sobre os fatos da realidade existente: problemas de saúde mental, desgastes e stress emocional que levam muitas vezes a problemas psiquiátricos e devem ser encarada como fatores de falta de habitação, emprego, educação, creches,

Relacionados

  • Psi social
    8944 palavras | 36 páginas
  • Psicologia Cognitiva
    34547 palavras | 139 páginas
  • O legado filosófico de b. f. skinner
    40998 palavras | 164 páginas
  • A natureza comportamental da mente
    89688 palavras | 359 páginas