Resenha Crítica dos textos: “A ilusão dos Feedbacks e críticas construtivas” e “Avaliação 360º”

1003 palavras 5 páginas
Introdução.
O presente trabalho tem como objetivo realizar uma breve reflexão sobre modelos de avaliações (360º, top down e autoa valiação) e de que formas elas podem vir a impactar a organização. Desenvolvimento
As práticas de avaliação do desempenho de um funcionário não são novidade para as empresas. Desde que uma pessoa deu emprego a outra, seu trabalho passou a ser avaliado em termos de relação custo benefício.
Durante muito tempo as avaliações tenderam a ser quantitativas com ênfase no equipamento e propiciando uma abordagem mecanicista do homem, analisando seus funcionários como um objeto passivo e moldável aos interesses da mesma, movido apenas por objetivos salariais e econômicos, não conseguindo assim atingir totalmente os interesses da organização.
Atualmente há uma tendência em avaliação no desenvolvimento das pessoas devido a importância do ser humano dentro das organizações e seu papel dinamizador. Dentre os modelos de avaliação por desempenho, três serão citadas neste trabalho:
Avaliação top down
Avaliação que consiste em que o funcionário seja avaliado pelo seu superior direto sendo este responsável pela mesma.
Avaliação 360
Feita de modo circular por todas as pessoas que mantém alguma forma de interação com o avaliado. Portanto podem participar da mesma seus superiores, subordinados, colegas de equipe ou não e até mesmo clientes.
Auto avaliação
Utilizada geralmente de forma complementar a outro método de avaliação. Consiste no funcionário fazer uma avalição sobre o seu próprio desempenho.

Discussão.
Toda avaliação é um processo para estimular ou julgar o valor, a excelência, as qualidades de uma pessoa. Constitui uma técnica de direção imprescindível na atividade administrativa. Todavia é preciso de cuidados na utilização de uma avaliação.
A primeira pergunta que deve ser feita é justamente qual o objetivo de realizar qualquer que seja a avaliação (independente do modelo).
Chiavenato (2009) elenca alguns cuidados necessários

Relacionados