Resenha crítica do livro: Por que eu almocei meu pai. Comparação com texto Sapiens-Demens Edgar Morin

2230 palavras 9 páginas
Lais Gomes Borges

PORQUE ALMOÇEI MEU PAI
Roy Lewis

Mato Grosso do Sul
2014
Por que ­almocei meu pai é um romance do autor Roy Lewis, jornalista e sociólogo, publicado na década de 1960, no auge dos principais acontecimentos científicos e tecnológicos, como por exemplo, o primeiro computador lançado pela empresa IBM e o primeiro satélite meteorológico lançado no espaço pelos EUA. Estas são algumas características que aparecem com forte influência no personagem central da obra, que procura por todos os meios o desenvolvimento, o avanço tecnológico e social.
Na história o autor sugere a ruptura da versão bíblica de gênesis, construindo o princípio de uma perspectiva evolucionista, embasada em sólidas referências científicas. Lewis propõe uma abordagem por meio de uma linguagem anacrônica e bem humorada acerca da transição do Pleistoceno médio para o Pleistoceno superior, a respeito de uma horda que transita pela África, nas mediações da atual Uganda, na idade da pedra lascada. Relata uma sequência de fatos que desvenda cada momento do processo evolutivo que os farão ser os primeiros a chegar ao Neolítico, sendo parte de uma nova espécie.
O narrador-personagem é o filho Ernest, que descreve e participa da sequência de fatos que culmina no processo evolutivo. O personagem principal, pai e líder da horda, Edward, sequioso pelo avanço tecnológico, acreditava que; “A natureza não está ao lado dos grandes batalhões. A natureza prefere apoiar as espécies tecnologicamente superiores” (p.25.) Consciente do estado evolutivo, é o idealizador e provocador dos avanços, influenciando assim o pensamento de toda a horda que passa a viver incessantemente a busca por esse estado de superioridade.
O romance tem como ponto essencial a busca e domínio do fogo que se tornará primordial para a sobrevivência na selva, numa transição em que o homem-macaco almeja aprimorar suas ferramentas e fazer novas descobertas, alterando os modos de

Relacionados