Resenha crítica do filme o óleo de lourenzo

882 palavras 4 páginas
RESENHA CRÍTICA DO FILME “O Óleo de Lourenzo”

O Óleo de Lorenzo. Dir.: George Miller. Produção: Doug Mitchel e George Miller. Intérpretes: Nick Nolte; Susan Sarandon; Peter Ustinov; Zack Omalley Greenburg e outros. Universal Pictures Internacional B.V.; Microservice Tecnologia Digital da Amazônia, 1992. 1 DVD (129 min.), son., color.
Resumo:
Um filme que envolve a discussão sobre a pesquisa científica e a relevância social da mesma. O óleo de Lourenzo, de George Miller, é uma interessante especulação a esse respeito, e ajuda a refletir sobre a questão.
Esse filme conta a história baseada em fatos reais, que retrata a vida de um menino, Lourenzo Odone, que ao completar seis anos de idade começa a apresentar sintomas de uma doença genética incurável e degenerativa, chamada Adrenoleucostrofia (ADL). A partir desses sintomas e inconformados com a expectativa de vida de dois anos fornecida pelos médicos, seus pais começam uma busca por um tratamento da doença. Desesperados eles decidem não aguardar os resultados dos estudos científicos e médicos, pois a doença tinha sido descoberta a apenas dez anos e os tratamentos oferecidos pelos médicos eram experimentais e vendo que esses tratamentos oferecidos pelos médicos não surtiam efeito eles travam uma batalha científica para melhor entender o inimigo invisível que aos poucos destruía o cérebro de seu filho. Eles começam a estudar por conta própria, nos livros de medicina e nos poucos artigos científicos da época, inicialmente, buscavam aprender e entender como funcionavam as células do nosso organismo e para isso passavam dias e noites em bibliotecas mergulhados em livros numa época em que computadores e internet eram palavras desconhecidas. Quando encontravam algum dado significativo procuravam os médicos e cientistas, para discutir com eles suas ideias, em busca de encontrar uma forma de tratamento que diminuísse o sofrimento de Lorenzo, mas não eram bem recebidos por serem leigos em medicina e bioquímica.

Relacionados

  • Centro Universit Rio Augusto Motta Trabalho
    1540 palavras | 7 páginas
  • Resenha do Filme decisões extremas
    2657 palavras | 11 páginas