RESENHA CRÍTICA DO ARTIGO OBESIDADE, BIOQUÍMICA DA FORMAÇÃO DE GORDURAS

995 palavras 4 páginas
O artigo trata de um problema mundial de saúde pública, a obesidade. O organismo preserva a energia contida em todos os alimentos, “o combustível do corpo”, ingeridos em excesso na forma de glicogênio (substância composta por longas cadeias de glicose, estocadas no fígado e nos músculos) e de gordura (estocados no tecido adiposo). Para serem estocados na forma de glicogênio e gordura, os nutrientes que comemos devem sofrer transformações. Esse processo tem inicio com a digestão dos alimentos, a partir da boca e ao longo do trato digestivo, realizados por enzimas digestivas. A digestão torna todos os alimentos em unidades menores, facilmente observadas no intestino, pelos vasos sanguíneos e pelo sistema linfático. Assim, a carne da origem a aminoácidos e gorduras e os alimentos ricos em carboidratos (arroz, massas, doces, frutas e outros) geram moléculas de açúcares de tamanho pequeno como frutose, glicose e outros.
A variação transitória do teor de glicose no sangue atua como um “sinalizador” para muitas reações metabólicas. Quando há aumento dessa concentração, ocorre a liberação, pelo pâncreas, do hormônio insulina, que possui várias funções, e uma delas é dar a célula o “sinal” para que direcionem seu metabolismo para a síntese de glicogênio e gorduras, produtos apropiados para estocagem. Já quando a glicose sanguínea cai abaixo do normal, outro hormônio, o glucagon, é liberado também pelo pâncreas, avisando as células que é hora de utilizar os compostos anteriormente estocados. A insulina, portanto, é o hormônio que estimula as vias de biossíntese, enquanto o glucagon é o hormônio que estimula as vias de degradação.
A glicose é uma peça fundamental da série de reações que produz a adenosina-trifosfato (ATP). A glicose entra na célula hepática com a ajuda de uma proteína transportadora, chamada de GLUT, que é imediatamente fosforilada pela enzima hexocinase. A molécula de fosfato liga-se a um dos seis átomos de carbono da molécula de glicose, gerando a chamada

Relacionados