Resenha Crítica de - “A IMPORTÂNCIA DA PESQUISA NO ENSINO DA CONTABILIDADE”

1106 palavras 5 páginas
RESENHA CRÍTICA
“A IMPORTÂNCIA DA PESQUISA NO ENSINO DA CONTABILIDADE”
O Artigo do Professor Doutor José Carlos Marion, publicado na Revista de Contabilidade do CRC-SP n° 7 – Março/1999, trata de maneira geral que o professor de Contabilidade, de maneira geral, constitui uma das categorias que menos pesquisa na área contábil. Não mencionando a pesquisa de novas descobertas na área profissional, mais sim no que tange ao ensino da Contabilidade.
O Artigo se constitui em quatro subtítulos, sendo o primeiro uma introdução, segundo a realidade atual, terceiro a realidade desejada tendo seis itens e o quarto trata da pesquisa e o ensino.
No segundo subtítulo (Realidade Atual), Marion trata que o professor de Contabilidade é um treinador, aprende com o conhecimento alheio, treina e passa o conhecimento aos seus acadêmicos, assim esperando deles o mesmo raciocínio e entendimento dele (professor), tornando-os mecânicos-prático da Contabilidade (agente passivo do processo ensino/aprendizagem), fazendo com que seus alunos não tenham pensamento crítico, não sejam criativos, não tenham raciocínio contábil, dificilmente, serão pesquisadores.
No Terceiro subtítulo (Realidade Desejada), José Carlos fala que nos Estados Unidos existem quatro tipos de pesquisa na área contábil, sendo: Discovery, Integration, Service e Teaching, sendo está última a menos utilizada no Brasil e a mais importante.
Primeiro item do terceiro parágrafo ( O Perfil do profissional a ser formado), o docente cita três ondas sendo a primeira – a agricultura – onde trabalhar com partidas simples na Contabilidade era suficiente, segunda onda - a indústria – onde se da ênfase nas partidas dobradas e hoje se fala em uma terceira onda – a era da informação, conhecimento e novas tecnologias.
O ensino deverá atender a demanda dos diversos usuários da informação contábil, ser dinâmico, estar em harmonia com a realidade social, econômica e política, e dentro do Projeto Pedagógico da Instituição, dando uma

Relacionados