RESENHA CRÍTICA DA REPORTAGEM DA REVISTA VEJA: “A DARWIN O QUE É DE DARWIN...”

497 palavras 2 páginas
RESENHA CRÍTICA DA REPORTAGEM DA REVISTA VEJA: “A DARWIN O
QUE É DE DARWIN...”

A reportagem mostra que mesmo após 200 anos do nascimento das idéias revolucionárias do cientista inglês Charles Darwin, ainda existem pessoas que não acreditam em suas experiências. Em sua teoria, o Evolucionismo, Darwin mostrou que todas as espécies descendem de um ancestral comum, uma forma de vida simples e primitiva que foi evoluindo conforme as necessidades do ambiente (seleção natural), transmitindo essas mutações a seus descendentes.
Porém existe uma parcela da população, os religiosos, principalmente os evangélicos, que vêem as idéias darwinistas como perigosas e não verdadeiras, embora estas terem plena aceitação no meio científico. Tal sentimento deve-se ao fato de que as descobertas de Darwin desmentiram o que até então era acreditado: O Criacionismo, que defende a idéia de que Deus criou o mundo e tudo o que existe nele.
De acordo com a reportagem, um a cada quatro ingleses e um a cada dois americanos não acreditam nos estudos do cientista. Nos Estados Unidos, país onde as religiões evangélicas são mais poderosas, há uma guerra de poderes em defesa das duas idéias. Com o lema “liberdade acadêmica”, criacionistas americanos incentivam seus alunos a acreditarem na Teoria Criacionista em detrimento da Teoria evolucionista, havendo, inclusive, escolas que ensinam apenas o Criacionismo para seus alunos.
Espanta o fato de que um país como os Estados Unidos, que dispõem de boas escolas e universidades, possui vários cientistas renomados e que são recordes em registros de patentes, tenham tantas pessoas que ainda não crêem na teoria Darwinista.
Como pode um governo criar leis, como acontece em alguns estados deste país, que obrigam os colégios a ensinar o Criacionismo ao lado do Darwinismo?
A teoria que defende a criação Divina deve ser ensinada e defendida sim, mas na
Igreja. Os evangélicos têm pleno direito de acreditar e difundir suas crenças, mas

Relacionados