Resenha crpitica

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (551 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 16 de fevereiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
O espaço, protagonista da arquitetura.
Zevi, Bruno. Saber ver a arquitetura. 5ª edição. São Paulo: Martins Fontes, 1996. Capítulo 2, O espaço, protagonista da arquitetura.
O arquiteto e historiadoritaliano Bruno Zevi, traz no capítulo dois (2) de sua obra uma reflexão esclarecedora sobre a arquitetura. Nele, o autor apresenta os principais aspectos considerados fundamentais para ainterpretação e compreensão da arquitetura, ressaltando a importância de se evidenciar o espaço, protagonista da composição arquitetônica, que muitas vezes não se verifica nos métodos usuais. Além de dissertarsobre a evolução histórica da mesma, mostrando a falta de interesse dos críticos e dos historiadores, ilustrada nas tentativas sem algum sucesso de aplicar e difundir métodos coerentes para o estudoespacial do edifício.
Neste capítulo, o arquiteto bate, intencionalmente, na mesma tecla quando se fala de arquitetura. Mas o que seria arquitetura? Segundo Zevi “... Ao falarmos de arquitetura tendemosa imaginar fachadas ornamentais típicas de um estilo, materiais em consonância com as diferentes épocas e em modelos que nos são fáceis de reconhecer uma cultura específica...”. Para ele tal fato seremete à dificuldade de sua contemplação pelo desconhecimento de sua história e essência, pois na arquitetura, diferente da pintura que pode ser visualizada bidimensionalmente e da escultura com suaforma tridimensional, o vocabulário pode até ser tridimensional, porém com o homem e suas vivências incluídos naquele espaço. Ou seja, o estudo da arquitetura não se caracteriza apenas pelo aspectoornamental, mas sim por este e outros, e principalmente pela elementar matéria moldável, o espaço.
Segundo Auguste Perret, arquiteto francês, “Arquitetura é a arte de organizar o espaço que se exprimeatravés da construção”. Assim como Perret, Zevi tenta definir arquitetura, que depende da definição de espaço, pois estes estão intimamente ligados. Para ele, os arquitetos não sabem o sentido de...
tracking img