Resenha crpitica

551 palavras 3 páginas
O espaço, protagonista da arquitetura.
Zevi, Bruno. Saber ver a arquitetura. 5ª edição. São Paulo: Martins Fontes, 1996. Capítulo 2, O espaço, protagonista da arquitetura.
O arquiteto e historiador italiano Bruno Zevi, traz no capítulo dois (2) de sua obra uma reflexão esclarecedora sobre a arquitetura. Nele, o autor apresenta os principais aspectos considerados fundamentais para a interpretação e compreensão da arquitetura, ressaltando a importância de se evidenciar o espaço, protagonista da composição arquitetônica, que muitas vezes não se verifica nos métodos usuais. Além de dissertar sobre a evolução histórica da mesma, mostrando a falta de interesse dos críticos e dos historiadores, ilustrada nas tentativas sem algum sucesso de aplicar e difundir métodos coerentes para o estudo espacial do edifício.
Neste capítulo, o arquiteto bate, intencionalmente, na mesma tecla quando se fala de arquitetura. Mas o que seria arquitetura? Segundo Zevi “... Ao falarmos de arquitetura tendemos a imaginar fachadas ornamentais típicas de um estilo, materiais em consonância com as diferentes épocas e em modelos que nos são fáceis de reconhecer uma cultura específica...”. Para ele tal fato se remete à dificuldade de sua contemplação pelo desconhecimento de sua história e essência, pois na arquitetura, diferente da pintura que pode ser visualizada bidimensionalmente e da escultura com sua forma tridimensional, o vocabulário pode até ser tridimensional, porém com o homem e suas vivências incluídos naquele espaço. Ou seja, o estudo da arquitetura não se caracteriza apenas pelo aspecto ornamental, mas sim por este e outros, e principalmente pela elementar matéria moldável, o espaço.
Segundo Auguste Perret, arquiteto francês, “Arquitetura é a arte de organizar o espaço que se exprime através da construção”. Assim como Perret, Zevi tenta definir arquitetura, que depende da definição de espaço, pois estes estão intimamente ligados. Para ele, os arquitetos não sabem o sentido de

Relacionados

  • arquitecto
    6282 palavras | 26 páginas
  • brasil e a educação conteporanea
    1873 palavras | 8 páginas